A Coordenadoria de Transporte Aéreo (CTA) da Secretaria de Obras e Transporte está analisando a homologação do aeroporto municipal de Aparecida do Taboado. Equipe da Coordenadoria esteve no município para inspeção da pista.
Três Lagoas
Coordenadoria de Transporte estuda legalização do aeroporto de Aparecida
Equipe da Coordenadoria esteve no município para inspeção da pista
O aeroporto de Aparecida do Taboado não tem registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e funciona clandestinamente. Por essa razão, é considerado inexistente para a Coordenação de Transporte Aéreo do Estado, o que impossibilita qualquer investimento de recursos públicos para sua operação.
Outra questão é o abandono da área onde fica a pista. Devido a isso, há muito risco para pousos emergenciais e eventuais decolagens, em razão do matagal e da presença de animais soltos. Segundo o site Costa Leste News, a guarita, que não oferece nenhuma comodidade ou segurança, tem sido utilizada como ponto de encontro para uso de drogas e relações íntimas.
Preocupado com a situação e diante da necessidade de Aparecida do Taboado contar com um terminal aeroportuário, o prefeito Robinho Samara Almeida pediu para a Coordenação de Transporte Aéreo do Estado avaliar a área. “Agora que conhecemos o local, vamos fazer um levantamento para homologação da área junto à ANAC, a fim de que seja possível a obtenção da sigla ICAO e a solicitação de recursos junto ao governo federal e estadual para investimentos no aeroporto. Robinho quer transformar aquela área num verdadeiro aeroporto e tem o nosso apoio”, disse Fabrício Alves Correa, coordenador de transportes aéreos. No levantamento, constam as características e a dimensão do local.
Segundo Fabrício, o Estado possui recursos para que aeroporto tenha, inclusive, terminal de passageiro. “Nós levaremos de três a quatro meses para a homologação junto à ANAC e, depois, é só buscar os recursos”, disse o coordenador de Transportes Aéreos.
O prefeito disse que a legalização da área é uma de suas prioridades e quer viabilizar recursos para a pavimentação da pista e habilitá-la o terminal para operações diurnas e noturnas. Para a homologação, será necessária a construção de uma cerca de proteção, de uma guarita e de sinalização na pista.