Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Crea promove encontro estadual de profissionais

Na ocasião, serão apresentadas todas as propostas debatidas durante os encontros microrregionais

Campo Grande será sede da etapa final do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) em Mato Grosso do Sul, amanhã (20) e na sexta-feira (21). Na ocasião, serão apresentadas todas as propostas debatidas durante os encontros microrregionais, incluindo o que ocorreu em Três Lagoas.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Mato Grosso do Sul (Crea-MS), engenheiro Jary Castro, esta é uma oportunidade importante para os profissionais da área tecnológica – que somam mais de 800 mil em todo o país e cerca de 20 mil no estado – discutirem o reconhecimento das profissões. “O país vive a retomada de importantes projetos na área de habitação, matriz energética e saneamento. É o momento da área tecnológica mostrar sua importância no desenvolvimento de ações que são cruciais para o desenvolvimento do país”, destaca.

Na sexta-feira passada (14), o Sindiato Rural de Dourados, sediou o encontro preparatório para o 6º CEP promovido pelo Crea-MS. Durante todo o dia aconteceram palestras sobre temas diretamente ligados à atuação profissional e ao Sistema Confea/Crea, como planejamento e fiscalização do exercício profissional; responsabilidade de engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos no desenvolvimento sustentável; desenvolvimento de ações de apoio à educação continuada, entre outros. Os municípios de Chapadão do Sul, Três Lagoas, Corumbá e Coxim também receberam os encontros microrregionais.

Todos os Creas do Brasil estão realizando o CEP. As propostas aprovadas e os delegados eleitos participarão do 7º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontecerá em agosto, em Cuiabá (MT), na primeira etapa, e em novembro, em Brasília (segunda etapa). O CNP acontece a cada três anos. Sua última edição ocorreu em 2007, no Rio de Janeiro. Em 2010, o Confea estima que aconteçam pelo menos 270 eventos regionais e 27 Congressos Estaduais de Profissionais preparatórios ao 7º CNP, mobilizando pelo menos 50 mil profissionais no País.