Campo Grande será sede da etapa final do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) em Mato Grosso do Sul, amanhã (20) e na sexta-feira (21). Na ocasião, serão apresentadas todas as propostas debatidas durante os encontros microrregionais, incluindo o que ocorreu em Três Lagoas.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Mato Grosso do Sul (Crea-MS), engenheiro Jary Castro, esta é uma oportunidade importante para os profissionais da área tecnológica – que somam mais de 800 mil em todo o país e cerca de 20 mil no estado – discutirem o reconhecimento das profissões. “O país vive a retomada de importantes projetos na área de habitação, matriz energética e saneamento. É o momento da área tecnológica mostrar sua importância no desenvolvimento de ações que são cruciais para o desenvolvimento do país”, destaca.
Na sexta-feira passada (14), o Sindiato Rural de Dourados, sediou o encontro preparatório para o 6º CEP promovido pelo Crea-MS. Durante todo o dia aconteceram palestras sobre temas diretamente ligados à atuação profissional e ao Sistema Confea/Crea, como planejamento e fiscalização do exercício profissional; responsabilidade de engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos no desenvolvimento sustentável; desenvolvimento de ações de apoio à educação continuada, entre outros. Os municípios de Chapadão do Sul, Três Lagoas, Corumbá e Coxim também receberam os encontros microrregionais.
Todos os Creas do Brasil estão realizando o CEP. As propostas aprovadas e os delegados eleitos participarão do 7º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontecerá em agosto, em Cuiabá (MT), na primeira etapa, e em novembro, em Brasília (segunda etapa). O CNP acontece a cada três anos. Sua última edição ocorreu em 2007, no Rio de Janeiro. Em 2010, o Confea estima que aconteçam pelo menos 270 eventos regionais e 27 Congressos Estaduais de Profissionais preparatórios ao 7º CNP, mobilizando pelo menos 50 mil profissionais no País.