Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cuidados com a saúde marcam o Dia Internacional do Homem

Os cuidados com a saúde e o exame de próstata ainda são um tabu

 - Elias Dias/JP
- Elias Dias/JP

Em celebração ao Dia Internacional do Homem, comemorado ontem, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Instituto do Câncer de Três Lagoas e a Rede Feminina promoveram uma ginástica laboral acompanhada de orientações para atenção à saúde do homem voltada para o público masculino da prefeitura e Hospital Auxiliadora.

Essa ação faz parte da programação do “Novembro Azul” campanha de conscientização promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Auxiliadora, Instituto do Câncer de Três Lagoas e Rede Feminina de Combate ao Câncer, com objetivo de alertar a sociedade e principalmente os homens sob a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A atividade dirigida aos servidores teve duração de 30 minutos e foi ministrada por dois educadores físicos da Secretaria de Esportes, Juventude Esporte (Sejuvel). O educador físico André Luiz de Melo explicou que a ginastica laboral é divida em três etapas: ginástica preparatória – ativa as articulações do músculo, ginástica compensatória – realizada durante o expediente visa a compensação dos músculos trabalhados e por fim a ginástica de relaxamento – busca deixar o colaborador relaxado fisicamente e psicologicamente. Ainda na programação do Novembro Azul acontece dia 28/11, a partir das 17 horas, uma caminhada na Pista de Saúde da Lagoa Maior, com três tendas de apoio, disponibilizando orientação e consultas de médicos oncologista e urologista e equipe de enfermagem.

Não precisar ir longe para comprovar que muitos homens não se preocupam com sua saúde. Questionado um dos participantes da ginastica no hospital auxiliadora confessou “Infelizmente não faço atividades físicas e ainda não fiz o exame da próstata, por falta de informação, mas agora descobri a importância de prevenir essa doença e que devo cuidar da minha saúde, vou marcar o meu exame o quanto antes”, comentou Ednaldo Souza Barreto, de 41 anos, funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para o hospital Auxiliadora.

Três Lagoas

Os casos de câncer de próstata aumentaram em Três Lagoas de 2013 para 2014.  No ano passado foram registrados 27 pacientes em tratamentos de quimioterapia e/ou hormonoterapia, gratuitamente. Até o mês de outubro deste ano já foram contabilizados 42 casos, uma média de quatro casos ao mês, segundo dados repassados pelo Hospital Auxiliadora, Instituto do Câncer e Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas.