Comemorando o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam), de Campo Grande, lançou neste mês um folder com orientações sobre a funcionamento das delegacias e informações da Lei Maria da Penha, que combate a violência sofrida por mulheres.
O folder, intitulado “Toda mulher tem direito a uma vida sem violência”, trás publicado o telefone de contato de todas as 12 Delegacias Especializadas existentes no Estado, localizadas em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. A Delegacia Geral da Polícia Civil irá disponibilizar o material para todas as unidades da Polícia Civil do Estado e para qualquer cidadão que deseje informações para evitar a violência contra à mulher.
As policiais que atuam na Deam orientam que toda mulher que sofra algum tipo de violência, seja ela uma agressão física, psicológica, patrimonial, moral ou sexual, a fazer a denúncia o mais rápido possível. “Com o devido apoio, a mulher se sente mais segura e confiante para garantir seus direitos e inibir qualquer reincidência de violência sofrida”, explica a delegada titular Lúcia Falcão.
O secretário Wantuir Jacini, já garantiu que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) irá trabalhar em um projeto para garantir nova estrutura à unidade, um novo espaço que atenda as reais necessidades da DEAM. “A Delegacia da Mulher não representa apenas apoio policial para as mulheres vitimas da violência. A DEAM oferece atendimento psicológico, de assistência social e ações preventivas para combater a prática de abuso contra a mulher”, afirmou o secretário.
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Nos fins de semana a população deve procurar a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac)..