
A população e os comerciantes têm questionado o porquê a decoração natalina da área central de Três Lagoas ainda não foi inaugurada, situação bem diferente da maioria das cidades do país que já estão enfeitadas. Em Três Lagoas, faltando 24 dias para o Natal, a montagem da decoração ainda nem foi iniciada, embora os enfeites e adereços já estejam prontos.
A diretora do Departamento de Cultura, VickieVituri Garcia, reconhece que houve um atraso, mas garantiu que, na quarta-feira da semana que vem, dia 10, será inaugurada a decoração natalina na área central. A princípio, o departamento estava trabalhando com a possibilidade de a inauguração acontecer no dia 5, entretanto, devido à necessidade da contratação de uma empresa para fazer o serviço de parte elétrica, houve esse atraso.
Vickie ressaltou que, essa decoração não era nem para ter sido realizada, diante da necessidade de contenção de gastos e devido à diminuição na arrecadação. “No ano passado nós inauguramos no último dia de novembro. Esse ano, não era nem para ter. Esse foi um ano atípico, com Copa do Mundo no Brasil, eleições e diminuição na arrecadação, havia até a possibilidade de não se fazer a iluminação natalina, mas como somos persistentes, conseguimos alguma ajuda. O que deu para antecipar, nós assim o fizemos”, comentou.
Segundo a diretora do Departamento de Cultura, houve uma contribuição por parte do Sindicato do Comércio Varejista e de uma empresa que preferiu não ter o nome divulgado. “Com isso, unimos as forças com a prefeitura para fazermos essa decoração”, destacou.
Embora a decoração será inaugurada faltando 15 dias para o Natal, Vickie acredita que haverá tempo hábil para que as pessoas possam aproveitar para prestigiar a decoração que vai até 6 de janeiro. “Acredito que o objetivo maior é a confraternização, a homenagem a Jesus Cristo e a solidariedade. Portanto, até o dia 6 de janeiro vai dar para a população ir ao comércio e atender bem as pessoas de boa vontade. Agora, pode ser que os críticos, as pessoas pessimistas e maledicentes, não fiquem contentes, porque nunca estão. Mas, aqueles que primam pelo sentimento do Natal, que é homenagear Jesus, ao invés do Papai Noel, acredito que estarão conosco”, desabafou.