Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Definidas famílias contempladas com casa própria

Sorteio dos nomes das famílias, por bloco, ocorreu durante todo o dia de ontem

Prefeita e vice-governadora sorteiam os nomes dos contemplados por blocos -
Prefeita e vice-governadora sorteiam os nomes dos contemplados por blocos -

A Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Três Lagoas já definiram as famílias contempladas com as 1.224 unidades habitacionais do Conjunto Novo Oeste, construído nas proximidades do bairro Jardim Carandá, em Três Lagoas. Durante todo o dia de ontem, representantes da Caixa, acompanhados da vice-governadora Simone Tebet (PMDB), do secretário estadual de Habitação, Carlos Marun e da prefeita Márcia Moura (PMDB) fizeram o sorteio dos nomes das famílias que ocupariam cada bloco.

Do final desse mês, até o dia 3 de outubro, segundo os representantes da Caixa, está previsto o sorteio dos apartamentos, para definir a localização de cada família,selecionadas ontem por bloco, que irá morar em cada unidade. De 4 a 8 de outubro terá início a formalização e assinatura dos contratos e, logo após esse período, será feita a entrega das chaves. A previsão é que até o mês de dezembro as famílias já estejam residindo no novo conjunto habitacional.


O sorteio dos nomes, por blocos, foi realizado no plenário da Câmara Municipal, e acompanhado por vereadores, imprensa, por algumas famílias, entre outros. Assim que começou a divulgação do sorteio, várias pessoas foram até o local na expectativa de verificar se o nome constava na lista dos contemplados. A relação dos nomes foi definida após análise da Caixa Econômica Federal, que obedeceu aos critérios do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo Federal. O público alvo são famílias com uma renda mensal de até R$ 1.600 e que não tenham casa própria, além das que tenham entre os seus integrantes pessoas portadoras de necessidades especiais, mulheres chefes de família, com maior número de crianças e idosos.


O conjunto habitacional é composto por oito blocos. Apenas um possui 104 apartamentos, os demais são compostos por 160 unidades. Cada condomínio recebeu um nome: Residencial Tuiuiú, Tucano, Arara, Ema, Bem-te-vi, Andorinha, Pardal e Pavão. Apartamentos localizados no térreo foram selecionados para idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Entretanto, essas pessoas, conforme o sorteio de ontem, foram distribuídas por condomínio, sendo que nos oitos blocos ,apartamentos foram destinados para estas pessoas.


DECLARAÇÕES
A prefeita Márcia Moura não escondeu a emoção em ver a felicidade das famílias que estavam no plenário da Câmara. “Estou muito feliz. Peço que a população continue acreditando na nossa administração, nessa parceria com o governo estadual e federal. Se Deus quiser, até o Natal essas famílias terão a dignidade de estar morando na casa própria”, declarou a prefeita.


Ela informou que será construído um posto de saúde, uma escola, um posto policial, um Centro de Educação Infantil e um parquinho no bairro para atender essas famílias. Já a vice-governadora Simone Tebet destacou ser gratificante poderparticipar desse processo que proporcionará as famílias saírem do aluguel. “É bom saber que essas famílias não terão mais a preocupação em ter que, todo mês, guardar o dinheirinho para pagar o aluguel. É muito gratificante ver a emoção dessas pessoas sabendo que vão ter a casa própria. Isso não tem preço”, comentou Simone.


A vice-governadora fez questão de destacar que o processo de seleção das famílias ocorreu dentro de uma lisura muito grande e que a definição foi da Caixa Econômica Federal. “O Departamento de Habitação mandou a relação com os nomes das pessoas cadastradas no órgão para a Caixa Econômica Federal que, dentro dos critérios do programa, fez a análise e definiu as famílias contempladas”, reforçou.

Sonho da casa própria está prestes a se realizar para 1.224 famílias
A casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros. Em Três Lagoas, 1.224 famílias estão prestes a realizar esse sonho. A prefeita Márcia Moura, informou que até o mês de dezembro as chaves das 1.224 unidades habitacionais serão entregues as famílias que foram selecionadas pela Caixa Econômica Federal.


Ao ficarem sabendo do sorteio dos inscritos que formariam os condomínios do conjunto residencial, realizado ontem na Câmara Municipal, muitas famílias correram para o local na expectativa de verificar se seu nome estava na relação dos contemplados. Entre elas, a dona de casa, Elisângela de Souza Miranda, moradora da Vila São João. Ao ouvir o seu nome, Elisângela chorou e emocionou os presentes. “Faz tanto tempo que eu aguardava por uma casa. Sempre que eu via a prefeita eu chorava, perguntava para ela se tinha uma previsão de entrega, nossa,nem estou acreditando”, disse emocionada.


Elisângela, que tem três filhos e está gravida do quarto, paga aluguel. “É muita felicidade, é um alívio saber que não vou pagar mais aluguel”, declarou.


Jamile Maria Barbosa, mãe de três filhos, também não escondeu a emoção em saber que seria contemplada com a casa própria. “Estou aguardando há seis anos. Agora, chegou a minha vez”, disse. Ela contou que mora em três peças cedidas pela mãe. “Moro em um puxadinho de três peças. Parece que nasci de novo, não tenho nem palavras para dizer à emoção que estou sentindo”, declarou.