Empresários do setor de autoescolas do Estado estariam “tapando o sol com a peneira” quanto ao índice de reprovação dos alunos que é, em média, de 40%. Isso porque alguns deles acreditam que o índice é menor. Entretanto, o dado foi divulgado pelo Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS).
Segundo o presidente do Sindicato das Autoescolas de Mato Grosso do Sul, Wagner Prado, apesar de o percentual estar dentro da média estadual, ele poderia ser menor caso alguns donos de autoescolas não encaminhassem alunos despreparados ao exame prático final. “Claro que a culpa não é apenas dos instrutores. Os alunos também os pressionam para que possam fazer o exame, de forma prematura, alegando que sabem dirigir”, disse.
Para Wagner, é importante que os empresários se atentem a essa irregularidade, pois o Detran pode, primeiramente, aplicar uma advertência; depois, uma suspensão e, em seguida, descredenciar a autoescola que não aplicar 20 aulas práticas para os futuros motoristas das categorias A (moto) e B (carro). “Isso pode acontecer caso eles [os empresários] não atinjam os 60% de aprovação anual. Se continuarem a encaminhar o aluno para o exame sem essas aulas, tal fato pode vir a acontecer”, alertou o presidente do sindicato.
Para checar o índice de aprovação e reprovação das autoescolas do Estado, o aluno pode acessar o endereço do Detran/MS http://www.detran.ms.gov.br/institucional/181/n e acompanhar os índices das autoescolas de cada município. O sindicato tirou a média com base nas estatísticas de abril, maio e junho.