O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) vistoriou na última semana, 59 veículos de transporte escolar, para circular em Três Lagoas. Desses apenas um não atendeu as conformidades exigidas pelo órgão.
Este ano, houve uma queda na procura por vistoria de 11%. No ano passado mais veículos procuraram o órgão para credenciamento, foram 67, sendo três reprovados.
O Detran vistoria uma série de itens: equipamentos obrigatórios e de segurança, sistema de iluminação, de freios, dispositivos de alerta e documentação. Com aprovação do veículo, é emitida uma autorização válida por seis meses.
Quem for reprovado na vistoria, deve sanar as irregularidades o mais rápido possível e retornar à agência de trânsito para uma nova vistoria.
A cada semestre acontece vistoria no município. Motoristas e empresas interessadas em conseguir uma autorização para transportar estudantes, precisam procurar uma agência de trânsito ou à sede do Detran-MS para fazer a vistoria e poder realizar o transporte de escolar.
FISCALIZAÇÃO
O Detran informou que quanto as irregularidades e transportes clandestinos, a responsabilidade são dos órgão que fazem autuações, como a Polícia Militar e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).
Cabe ao Detran controlar os carros que estão cadastrados e atender os que estão irregulares quando enviados pela polícia.
Antes de contratar o serviço de transporte o órgão orienta os pais de alunos a pesquisar a empresa. Para acompanhar a situação dos veículos basta acessar o site da instituição: www.detran.ms.gov.br. No próprio portal é possível fazer denúncias de veículos irregulares que fazem o transporte de estudantes.