O “Dia D” de vacinação contra a gripe suína não atingiu as metas do Programa Municipal de Imunização de Três Lagoas. Aconteceu no sábado passado. Profissionais da saúde atenderam nos postos do município, na Escola Municipal do jardim Oiti, na Escola Estadual João Dantas Filgueiras e na feira livre, das 8hs às 17hs. O objetivo do "Dia D" foi imunizar as pessoas que trabalham e não podem ir até a um posto de saúde nos dias de semana para tomar a vacina.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Humberta Correia Silva Azambuja, apesar de não ter fechado o balanço que aponta o número de pessoas que foram imunizadas apenas no sábado, o número que consta no primeiro relatório desde que se iniciou a campanha, no dia 25 de abril, causa preocupação nos profissionais da saúde. Apenas 3.804 pessoas foram vacinadas, sendo que o objetivo do programa é imunizar 14.174.
A coordenadora explicou que ainda não é possível identificar a causa da baixa procura, entretanto, ela adianta que ainda dá tempo das pessoas receberem a dose contra as gripes sazonal e suína. A campanha segue até o dia 15 de maio. Ela destacou que a queda de temperatura desta semana tornará o paciente mais vulnerável aos vírus da gripe, por isso, é importante que as pessoas sejam vacinadas.
PÚBLICO
Neste ano, crianças com idades entre seis meses e dois anos, gestantes, indígenas e funcionários da saúde também serão imunizados. Anteriormente, a vacinação era destinada apenas aos idosos com idades a partir de 60 anos. Outra novidade é que neste ano a vacina contra a gripe suína é combinada com a vacina contra a gripe sazonal.