Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Diariamente 14,2 veículos com mais de cinco anos passam por vistoria

Dados do Detran mostra que uma média de 57% foi aprovada, mas com restrições

Mil e cinquenta e quatro veículos com cinco anos, ou mais anos, de fabricação foram submetidos à vistoria veicular anual. Os dados são da Coordenadoria de Estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS).

Conforme o levantamento, de janeiro, quando começou a valer a nova portaria do órgão determinando a realização da vistoria para veículos com cinco ou mais anos, até a semana passada, dia 12, haviam sido realizadas 379 vistorias pela 6ª Agência Regional de Trânsito (Ciretran) e 675 pelas duas empresas credenciadas para esse tipo de serviço na cidade .No Detran, o valor da vistoria é R$ 103 e nas empresas credenciadas, sobe para R$ 120.

Os números correspondem a uma média de 98,2 veículos vistoriados ao dia, 30 vistorias em veículos com cinco ou mais anos de fabricação quando distribuído entre as empresas e o Detran.

A expectativa é que este número aumente ainda mais neste mês, uma vez que a vistoria veicular em veículos com mais de cinco anos é indispensável para o licenciamento. De acordo com o responsável por uma das empresas credenciadas em Três Lagoas, José Alves dos Santos, desde que a nova portaria entrou em vigor, houve um acréscimo mensal de cerca de 100 a 150 veículos ao mês na vistoria. “A procura maior será em abril, mês que vence o licenciamento”, destacou.

Em abril, segundo cronograma do Detran, vence o licenciamento para os veículos com placas final 1 e 2. Somente em Três Lagoas, são 9,2 mil veículos nessa situação –  4.602 mil veículos com placas final 1 e 4.618 com final 2.

Santos também destaca o índice de reprovação, que apresenta na sua empresa uma média de 20 a 25 veículos, reprovados. Entre as principais causas, estão a remodelação da frente do veículo. “No processo de vistoria, analisamos se as peças, além de apresentarem bom funcionamento, se são originais. Além disso, são vistos itens de segurança, como pisca, alerta, e outros itens, tudo de acordo com uma vistoria normal”, destacou.

As empresas credenciadas foram anunciadas pelo Detran em janeiro. São 16 aptas para realizar o serviço em todo o Estado para garantir que não haja atrasos ou estrangulamento no trabalho já realizado pelas agências do Detran na capital e interior. Somente em Três Lagoas, 46,3 mil veículos terão de ser submetidos à vistoria anual.

REPROVADOS

Dos 1.054 veículos vistoriados no município até o momento ,385 foram aprovados, sendo 247 pelas empresas e 138 pelo Detran, o índice de aprovação é de 36,6%, aproximadamente. Outros 53 foram veículos foram reprovados. O índice de reprovação varia de 7,7% no Detran e 3,6% nas empresas. No entanto, a  maioria dos veículos, 57%, foi aprovada com restrições, o que corresponde a 616 veículos ao todo. No Detran, a média de aprovação com restrições é de 55,9% (212 veículos), enquanto que nas empresas, o percentual de aprovação parcial chega a 59,9% (404 veículos).

Em caso de reprovação ou aprovação parcial, o condutor recebe prazo para que a falha detectada seja sanada e uma nova vistoria, feita, sem que haja necessidade de um novo pagamento. A partir da segunda vistoria, caso haja necessidades de mais, o proprietário terá de custear nova taxa.

Os dados do Detran mostram que o tempo médio de atendimento varia entre 12,3 minutos nas empresas)e 19,2 minutos no Detran.

ASSEMBLEIA

A portaria de número 32, de dezembro de 2014, determinando a vistoria anual para veículos com mais de cinco anos de fabricação, foi publicada no Diário Oficial do Estado. Na semana passada, no entanto, deputados estaduais questionaram a legalidade da cobrança e disseram que vão recorrer à Justiça. Entre eles está o deputado Pedro Kemp (PT) e Marquinhos Trad (PMDB).