A Diocese de Três Lagoas emitiu na tarde desta sexta-feira, dia 6, uma nota de solidariedade às vítimas da tragédia de Bento Rodrigues, Mariana (MG). O rompimento de duas barragens atingiu centenas de pessoas na tarde desta quinta-feira..
Em nota, o bispo de Três Lagoas, Dom Luiz Knupp, expressou condolências e pediu orações para as vítimas. “Apresentamos as mais sinceras condolências aos familiares e parentes das vítimas dessa dolorosa tragédia. Elevamos nossas orações a Deus pelos que perderam suas vidas, por aqueles que ficaram feridos e perderam suas casas e, também, por todos que vivem este momento com profunda dor, mas cheios de generosidade”, diz Dom Luiz, na nota.
Até o fechamento desta matéria, 13 pessoas estavam desaparecidas, segundo informou o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Uma pessoa morreu de ataque cardíaco.
As barragens do Fundão e de Santarém romperam ontem por volta das 16h30 e inundaram a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração. Barragens como essas são feitas para reter os resíduos sólidos e água dos processos de mineração. O rejeito é material que deve ser armazenado para proteção do meio ambiente.
MEDIDAS
Pelo Twitter, a presidente Dilma Rousseff solidarizou-se com as vítimas e familiares do acidente e disse que o governo federal vai reconhecer o estado de emergência da cidade e permitir que as pessoas atingidas possam sacar o FGTS. "Presto minha solidariedade às vítimas e a seus familiares. É preciso apurar com rigor as causas e responsabilidades do acidente", disse. As barragens pertencem à mineradora Samarco. (Com assessoria)