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Três Lagoas

Dnit retoma licitação para melhorias nas BRs 262 e 158

Licitações haviam sido suspensas por erros de grafia nos editais

BR-262 não possui acostamento -
BR-262 não possui acostamento -

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) retomou, ontem, oito licitações no valor de R$ 819 milhões em Mato Grosso do Sul. Entre as licitações retomadas está a que prevê a contratação de empresas para executar obras de restauração, conservação e manutenção da BR-262, no trecho de Três Lagoas a Campo Grande, e na BR-158, no perímetro de Três Lagoas a Cassilândia.

Os avisos de suspensão foram publicados no Diário Oficial da União de 16 de janeiro deste ano. Segundo o engenheiro responsável pelo Dnit de Três Lagoas, Milton Rocha Marinho, a suspensão dos editais não estava relacionada aos escândalos envolvendo o órgão federal no Estado – que culminou com a exoneração do engenheiro Marcelo Miranda da superintendência do Dnit. Os erros de grafia nos editais é que provocaram o adiamento dos processos licitatórios. Entretanto, segundo o engenheiro, essa questão já foi resolvida e as licitações foram retomadas. O projeto de melhorias na BR-262 e BR-158 faz parte do Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias (Crema) do governo federal.

Os primeiros editais para a contratação das empresas foram publicados em 29 de dezembro de 2011. As obras de melhorias na BR-262 foram orçadas em R$ 176. 875. 614 48, e a da BR-158, em R$ 133.448.774,85. A abertura dos envelopes, que estava prevista para acontecer no mês fevereiro, foi adiada para os dias 12 e 13 de abril.

De acordo com o engenheiro do Dnit, na BR-262 há 325 quilômetros a serem recuperados. Em razão da situação em que se encontra essa rodovia, ele acredita que assim que for definida a empresa, as obras devem ser iniciadas. A previsão é de que os trabalhos comecem em maio ou junho deste ano. “Apesar da manutenção que já é feita, a situação da rodovia é crítica, principalmente no trecho de Três Lagoas a Água Clara, que não possui acostamento”, observou. O projeto de melhorias prevê ainda a construção de terceiras faixas em alguns trechos com subidas. A recuperação dessa rodovia é um anseio antigo dos condutores que trafegam com frequência para Campo Grande.

AVENIDA
O projeto da BR-262 incluía também melhorias na Ranulpho Marques Leal, no perímetro urbano de Três Lagoas, inclusive com a construção de retornos e acessos em alguns cruzamentos da rodovia com algumas vias, assim como a construção de quebra-molas. “Esse também é um projeto de extrema necessidade”, destacou Marinho.

Apesar de o asfalto estar em boas condições, o engenheiro disse são necessárias algumas melhorias na BR-158.  Nas duas rodovias, as empresas vencedoras terão o prazo de dois anos para concluir os trabalhos. Entretanto, o contrato prevê mais três anos para a manutenção da pista. Ao todo, a empresa ficará responsável pela obra por cinco anos.