Para celebrar o Dia Mundial do Doador, comemorado nesta terça-feira, dia 25 de novembro, o Hemonúcleo de Três Lagoas, ofereceu um lanche para todos os doadores de sangue que passaram pelo local. A campanha é para conquistar mais doadores. Teve inicio às 8h e segue até às 16h. Os 50 primeiros doadores ganharam uma camisa personalizada.
O doador voluntário, Adriano Sakata, de 39 anos, estava ansioso para fazer a sua primeira doação de sangue. “Eu soube pela matéria que saiu no Jornal do Povo sobre a campanha hoje. Faz tempo que eu queria doar e com a matéria e o incentivo dos amigos eu vim”, disse Adriano Sakato.
Alguns funcionários do Grupo RCN de Comunicação, também estiveram presentes para doar sangue. Alda Scott, coordenadora operacional, foi pela primeira vez. “Após um caso de necessidade na família, eu sentir na pele como é importante essa iniciativa. Aproveitei e fiz o cadastro para ser doadora de medula”, conta Alda Scott, que também doou 30 cm de seu cabelo para o Hospital do Câncer de Barretos.
Há 24 anos, o motorista do Grupo, Gerônimo Rochalo, é doador e não perde uma campanha. “Desde os meus 18 anos eu faço doação. Pra mim é um prazer ajudar as pessoas que necessitam desse tipo de ajuda”, afimou Gerônimo que levou a esposa para também fazer a doação.
Doador
Trazer documento oficial de identidade com foto; Estar bem de saúde; Ter entre 18 e 67 anos; Pesar mais de 50kg; Não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos); Antes da doação, o candidato passa por uma pré-triagem e uma entrevista.