Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Eleições do Conselho Tutelar de Três Lagoas atrai 42 candidatos

Estão disponíveis cinco vagas do Conselho Tutelar, mulheres são maioria 26

Mulheres são maioria entre os inscritos - Arquivo
Mulheres são maioria entre os inscritos - Arquivo

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Três Lagoas (CMDCA) divulgou a lista dos inscritos para concorrer às cinco vagas para do Conselho Tutelar de Três Lagoas. Ao todo, foram 42 interessados em participar da eleição. O número é 17% maior comparado à relação de candidatos da eleição passada, quando foram registrados 36 pessoas inscritas.

Agora, os selecionados, passam pelas avaliações até definir os 10 candidatos escolhidos: cinco titulares e outros cinco suplentes.

Segundo o CMDCA, no dia 9, os selecionados irão fazer a prova objetiva. No dia 16 acontece à prova prática de informática, e posteriormente, no dia 24,a avaliação de títulos e entrevista com a Comissão do CMDCA. Depois de realizar todas essas etapas, os pré-selecionados vão para fase de campanha eleitoral. A votação que elegerá os cincos conselheiros será no dia 4 de outubro, com local ainda a definir.

A campanha eleitoral acontece dos dias 28 de agosto a três de setembro, por meio de distribuição de santinhos. O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente ainda vai definir quem custeará as despesas e quantidades de divulgação por candidatos. O órgão reforça que não é permitida campanha via internet, rua e cartaz e o concorrente que utilizar um desses meios proibidos, será eliminado.

Os novos conselheiros tomam posse no dia dez de janeiro do próximo ano, para o quatriênio 2016/2019, com salario de R$ 2.040 mil, pelo cumprimento de jornada semanal, incluindo plantões noturnos, finais de semana e feriados.

CURSO SUPERIOR

O projeto que previa a obrigatoriedade de curso superior para disputar a eleição do Conselho Tutelar foi retirado da Câmara de Três Lagoas. O pleito deste ano segue a lei de 2012, que não exige nível superior, apenas ensino fundamental completo, maior de 21 anos, e residir pelo menos há dois anos em Três Lagoas, entre outros requisitos.

De acordo com a CMDCA, a escola de conselheiro quer exigir o nível superior, pois acredita que assistentes sociais e psicólogos, conseguem lidar melhor com as situações enfrentadas pelos conselheiros tutelares, no dia-a-dia.

PERFIL

As mulheres são maioria na lista de inscritos para o cargo, são 26 pessoas do sexo feminino e 16 do sexo masculino. A faixa etária fica entre três-lagoenses de 21 a 60 anos.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente informou que a cada ano vem crescendo o número de candidatos com ensino superior, porém, a maioria dos inscritos possui ensino médio completo 18, seguidos por nível superior e fundamental completo 10 e 4 com ensino médio incompleto.