Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Em 15 dias, IBGE visitou mais de nove mil residências em TL

Os resultados parciais apontam 3,22 moradores por residência e população feminina 5% maior

?Apenas aqueles que moram efetivamente aqui desde 31 de julho podem participam do censo local?, esclarece a recenseadora, Márcia Regina dos Santos -
?Apenas aqueles que moram efetivamente aqui desde 31 de julho podem participam do censo local?, esclarece a recenseadora, Márcia Regina dos Santos -

Quem não recebeu ainda a visita do recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com certeza, até 31 de outubro, ele baterá em sua porta. A pesquisa desse ano inclui até domicílios rurais e, em alguns casos é extensa em dados a serem coletados. Em 15 dias de trabalho – de 02 a 17 de agosto – o levantamento parcial foi de 29.395 pessoas, em 9.063 residências visitadas, ou seja, média de três indivíduos por local.

A maior dificuldade dos técnicos ainda é encontrar os moradores em suas casas.

“Como não temos horário para a visita, procuramos ir de acordo com a disponibilidade de cada morador. Para a pesquisa básica, que corresponde a 90% do número de questionários, o tempo para a coleta não ultrapassa dez minutos. Nesse caso, levantamos apenas o número de moradores e o rendimento total da residência”, esclarece João Paulo dos Santos Vanin, coordenador de subárea, na qual Três Lagoas está incluída.

A cada dez anos, o IBGE necessita de dados mais complexos que pode demorar até uma hora para ser respondido. 10% dos domicílios, previamente selecionados, servirão de base para pesquisas governamentais e até mesmo da iniciativa privada.

“O levantamento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a elaboração do plano diretor de cada município ou do Estado, utilizam nossos dados, pois ele aponta itens da realidade de cada sociedade, tanto individual quanto coletiva. Treinamos nosso recenseador para que questões polêmicas, como a exposição da renda individual, não comprometam a pesquisa”, explica Vanin. Até 16 de agosto, a pesquisa indicava 13.420 mulheres e 12.750 homens.

Mais recenseadores

Atualmente são 71 recenseadores atuando no Município, que ganham em torno de três reais por residência. Segundo o coordenador, a média de cada é de 900 residências visitadas por mês. Contudo, como houve desistências, o IBGE convocará a partir da semana que vem mais sete pessoas. “Convocaremos esse pessoal para passar pelo treinamento, caso eles atinjam as metas, depois de uma semana estarão em atividade”, finaliza o coordenador.