O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) recebeu ontem, durante reunião em São Paulo, a confirmação da empresa Rumo ALL de que a linha ferroviária Malha Oeste, em Mato Grosso do Sul, será reativada. Azambuja e secretários de Estado se reuniram com o presidente da empresa, Júlio Fontana, que prometeu a conclusão de um estudo de reativação da linha para os próximos dias.
A retomada será baseada no estudo de viabilidade econômica da malha ferroviária que passa por Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas, num trajeto de 700 quilômetros.
O estudo foi apresentado ao governo de Mato Grosso do Sul em setembro do ano passado e apontou a necessidade de um aporte de R$ 1,9 bilhão para colocar os trilhos em operação. Atualmente, a Malha Oeste transporta cerca de 6 milhões de toneladas de celulose, minério e aço por ano. Para tornar-se viável economicamente, a empresa precisa elevar esta cota para 14 milhões e meio de toneladas, segundo o estudo de demanda elaborado pela Rumo ALL.
O transporte de cargas entre os três polos do Estado foi paralizado em maio do ano passado. A Rumo ALL alegou inviabilidade econômica. Na época, 100 funcionários foram demitidos pela empresa. Leia aqui.