Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Empresa recolhe 130,7 toneladas de lixo reciclável no bimestre

Ao todo, já foram recolhidos mais de 300 toneladas de lixo reciclável

Cooperativa possuía, inicialmente, 17 cooperados - Elias Dias/JP
Cooperativa possuía, inicialmente, 17 cooperados - Elias Dias/JP

Três Lagoas iniciou em outubro do ano passado  a coleta seletiva de materiais recicláveis, quando a prefeitura  elaborou um projeto  que inclui a colaboração de cooperados e uma empresa terceirizada.

Segundo o gerente da empresa, Fabiano do Amaral Carvalho, a população três-lagoense tem demonstrado a cada mês que passa mais interesse em colaborar com a separação do lixo que pode ser reciclável. “É notável que a quantidade de lixo coletado hoje é maior que a do ano passado”, conta.

Segundo dados da empresa responsável pela coleta seletiva na cidade, no primeiro mês de trabalho, os integrantes da cooperativa Arará Azul recolheram 48,38 toneladas de material reciclável. E, em novembro deu um  salto para mais 6,93 toneladas, ou seja, a cooperativa coletou 56,31 toneladas.

Em dezembro, em função de ser um mês de festas, o consumo da população aumenta e, consequentemente, a produção de lixo.  A cooperativa Arara Azul coletou 77,21 toneladas de material reciclável neste mês, o que representa quase 30 toneladas a mais se comparado com o mês de outubro.

O volume da coleta seletiva dos meses de janeiro e fevereiro deste ano somam 130,7 toneladas. Em contrapartida, o volume total do último trimestre de 2014 somava 180,9 toneladas. A expectativa de Carvalho para março é que a coleta seja superior a 50 toneladas.

De acordo com o gerente, a cooperativa conta, atualmente, com 20 cooperados que trabalham de segunda a sábado. “A Arará Azul surgiu inicialmente com 17 pessoas”, conta.  

Todo o material coletado pela equipe é pesado e dividido igualmente entre eles.

CONSCIENTIZAÇÃO

Para que o programa de coleta seletiva prospere mais, segundo Fabiano, é preciso que a população seja mais consciente. A triagem do material por parte do munícipe é essencial. “Ainda há casos em que uma quantidade grande de materiais não recicláveis é encaminhada junto com materiais recicláveis”, explica.

A cooperativa Arará Azul distribui para o comércio e munícipes sacos de cor verde para realizar a coleta seletiva. Caso algum bairro não receba esses sacos, Fabiano Amaral, informa  que o interessado em colaborar com a coleta seletiva, deve ligar para o número 3524-8354 e solicitar a inclusão do endereço.

NÃO AUTORIZADOS

Um caso que está se tornando cada vez mais comuns nas ruas de Três Lagoas é o de pessoas, que não são cooperadas, estarem recolhendo os sacos contendo o material reciclável antes dos caminhões da empresa.

Conforme Carvalho, a empresa que presta o serviço de coleta de lixo na cidade tem ciência sobre esses casos e comunicou para a Secretária de Meio Ambiente de Três Lagoas. “A orientação é que coloque o saco na lixeira somente nos dias que o caminhão passa no bairro do morador”, explica.