Davi Moraes Machado, 30 anos, voluntário no Desafio Jovem. Atualmente, seu testemunho de vida tem servido de lição para os dependentes químicos que desejam abandonar as drogas. “Hoje eu sou feliz. Tenho minha família do meu lado e posso dizer que nasci de novo”, disse.
A história era bem diferente há quatro anos, quando ele chegou ao programa. Na época, ele era viciado em vários tipos de droga, desde a maconha, LSD ao crack. Natural de Minas Gerais, Machado contou que chegou a um ponto em que já não tinha mais expectativas de vida. “Eu havia virado as costas para a minha família e ninguém mais confiava em mim”, lembrou.
Ele destacou que a dependência em drogas acaba abrindo portas para que os usuários passem a cometer crimes para sustentar o vício. Foi o que aconteceu com ele. “Em dado momento, passei a traficar drogas até o dia em que fui preso e fiquei na cadeia por três anos”, disse.
Machado confessou que assim que chegou ao centro de reabilitação não conseguia acreditar que poderia ser curado, porém, ele não tinha mais a quem recorrer, pois a família já não o apoiava mais há muito tempo. “Após algumas semanas, comecei a perceber que é possível ser curado do vício. Eu passei a acreditar em Deus e tenho certeza de que foi Ele que me deu forças para superar tudo de ruim por que eu já havia passado”, salientou.
Ele chamou a atenção daquelas pessoas que consomem drogas e acreditam que não tem mais o que fazer a dar o primeiro passo para a libertação. “Para ser curado, é necessário ter fé e abrir mão de tudo que é ilícito. Essa confiança os farão vencer, com certeza”, completou.