Dentro de exatamente 100 dias Três Lagoas completará 100 anos de emancipação política e administrativa. A data, para três-lagoenses filhos da terra, sejam adotivos ou não, representa um marco histórico para o município, que já chamado de “Cidade Caçula” por D. Aquino Corrêa, arcebispo de Cuiabá e governador de Mato Grosso no início do século passado. Depois, nos anos 80, “Cidade das Águas”, porque cercada pelas águas dos rios Paraná e Sucuriú, além das três Lagoas, que lhe emprestam o nome. E, atualmente, denominada de Capital Mundial da Celulose, por causa das duas grandes fábricas de celulose aqui instaladas.
O momento histórico que estamos prestes a viver, precisa ser comemorado à altura. O Centenário chega em tempo de economia difícil e de desaceleração do crescimento do país. Embora o quadro econômico seja adverso, não deve apagar a grandeza desta data que será celebrada por todos nós que aqui vivemos e ajudamos a construir a grandeza da cidade no dia 15 de junho de 2015. Paralelamente às ações oficiais que certamente serão desenvolvidas pela municipalidade, o Grupo RCN de Comunicação também se prepara para fazer parte desta festa que haverá se assinalar um novo marco e um novo tempo na vida da cidade. Os preparativos começaram, ainda, em 2014, quando em 15 de junho do ano passado, aniversário que celebrou os 99 anos do município, foi lançado pelo Grupo RCN de Comunicação o selo comemorativo aos “100 anos de Três Lagoas”, estampado, diariamente, na capa do Jornal do Povo, aliás, o mais antigo jornal em circulação no Estado de mato Grosso do Sul. O selo apresenta a locomotiva maria-fumaça e a capela de Santo Antônio, dois marcos, que assinalam os primórdios do município.
Os trens deixaram de trafegar pelo seu antigo traçado que ainda passa pela área central da cidade. Entretanto, jamais poderá ser esquecida a relevância da ferrovia no desenvolvimento do município. Foi a exatamente a construção da ferrovia e da ponte Francisco de Sá, inaugurada em 1926, que ao interligar o antigo Estado de Mato Grosso ao vizinho Estado de São Paulo proporcionou a consolidação do povoado que se transformou em cidade – a nossa Três Lagoas. Pelos trilhos da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, chegaram homens e mulheres vindos de diversas regiões do Brasil e até de outros países para participar a construção desta cidade, que se desenvolveu, prosperou e faz, com a sua gente a grandeza de Mato Grosso do Sul e do Brasil.
O Grupo RCN de Comunicação faz parte dessa história. E, para celebrar os 100 anos de Três lagoas, está preparando uma série de ações que serão lançadas brevemente e que se estenderão até a celebração do Centenário do município. Estão previstas muitas atividades especiais envolvendo todos os 11 veículos de comunicação que formam a maior organização regional de comunicação deste pedaço de Mato Grosso do Sul. Muitas serão as ações promovidas pelo GRUPO RCN DE COMUNICAÇÃO para comemorar com a população esse marco histórico”, destacou o diretor-executivo do Grupo RCN de Comunicação, Estêvão Congro.
Projetos especiais, brevemente, serão anunciados. Vamos, todos juntos, celebrar um novo tempo, sem esquecer daqueles que fizeram e fazem a história que cotidianamente escrevemos, contamos e registramos com imagens vivas e sonoras.