No dia 4 de abril (segunda-feira) a Fibria entrega ao Corpo de Bombeiros de Três Lagoas novos equipamentos de segurança e para atendimento emergencial em caso de acidentes químicos. A empresa também vai anunciar uma agenda de treinamentos considerados essenciais aos atendimentos emergenciais no município, em caso de acidentes com produtos químicos. As iniciativas fazem parte do Programa de Segurança Comunitária, que vem sendo desenvolvido pela Fibria, junto com a comunidade, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e Corpo de Bombeiros, desde o ano passado. A cerimônia acontece a partir das 10 horas na sede do Sebrae em Três Lagoas.
Alguns dos equipamentos que serão entregues na ocasião são as máscaras faciais completas com filtro químico, sistema de rádio para comunicação entre bombeiros e SAMU e bombas para descarregamento de produto químico. O investimento para a compra desses equipamentos foi feito pela Fibria.
O Programa de Segurança Comunitária tem como objetivo proporcionar ao município uma melhor estruturação técnica e física para atendimento a emergências químicas provenientes de indústrias instaladas na região.
Prefeitura assina P2R2: A Prefeitura de Três Lagoas também estará presente na sede do Sebrae no dia 4 de abril, ocasião em que assinará o Programa de Prevenção e Preparação para Respostas Rápidas a Acidentes Ambientais com Substâncias Químicas Perigosas, mais conhecido como P2R2.
Este programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, sendo constituído de projetos e ações participativas entre os governos federal, estaduais, municipais, sociedade civil e setor privado, abrangendo todos os empreendimentos ou atividades que possam causar acidentes ambientais com produtos químicos perigosos.
Com essa assinatura, Fibria, Imasul, Prefeitura e comunidade podem discutir a criação da comissão municipal do P2R2. Através dela o município poderá pleitear investimentos em programas contra acidentes ambientais junto ao Governo Federal.