Com o frio, a população deixa de procurar o hemocentro da Cidade, o que consequentemente, diminui o número de doações e o estoque de sangue. Por isso, amanhã (26), pela manhã, será o Dia D dos Doadores de Sangue. Profissionais de saúde do hemocentro estarão na praça Ramez Tebet, fazendo trabalho de conscientização e divulgação sobre a importância de se doar sangue para salvar vidas.
Segundo informações do Hemonúcleo de Três Lagoas, apesar do frio os estoques ainda estão normais. Apenas os estoques de sangue tipo A+ está em falta. O Diretor do hemocentro de Três Lagoas, Luiz Fernando do Prado, alegou queda nas doações devido à baixa temperatura. “No frio realmente diminuem as doações e das 19 bolsas mantidas em estoque, estas baixaram para 5 a 6 bolsas”.
Prado ainda ressalta que, com uma única doação, a pessoa pode salvar três vidas. “A plaqueta pode ir para uma pessoa, o concentrado para outra e o plasma para outra pessoa”, explicou.
Para manter o estoque, o hemocentro conta com uma lista de doadores que são acionados, assim que a baixa é constatada. O diretor ainda comentou em relação aos recursos utilizados para atrair os doadores. “Para não baixar muito, nós ligamos para os doadores e o pessoal está comparecendo e colaborando com o hemocentro”.