Veículos de Comunicação

Internet

Golpistas clonam site do Detran-MS e enganam usuários

O link do falso site, direcionava o usuário a serviços maliciosos

uma das dicas para não se tornar uma vítima é prestar atenção nos endereços dos sites - Reprodução/ TVCHD
uma das dicas para não se tornar uma vítima é prestar atenção nos endereços dos sites - Reprodução/ TVCHD

Uma modalidade de crime digital tem crescido e chamando a atenção nos últimos meses, é a invasão de  redes sociais e de sites governamentais. Na última semana, golpistas clonaram o site oficial do  Detran -MS e a denúncia chegou por meio de um condutor. De acordo com Robson Alencar, diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, o link do falso site, direcionava o usuário a serviços maliciosos que causam prejuízos a população.

“Neste caso, o usuário realizou uma renovação da Carteira Nacional de Habilitação, o cliente provavelmente pagou por esse serviço, e  quando foi ao Detran retirar a sua carteira, descobriu que não havia nenhum pedido aberto e que havia sido enganado”,disse Robson. De acordo com o coordenador do curso de Controle e Automação, do Instituto Federal do Matogrosso do Sul, polo de Três Lagoas, Vladimir Piccolo, uma das dicas para não se tornar uma vítima é prestar atenção nos endereços dos sites que estão sendo utilizados.

“É fundamental que os usuários prestem atenção no endereço do site acessado  para não caírem em golpes, e uma segunda dica, é sempre evitar clicar em links suspeitos”, disse Piccolo. Somente no ano de 2021 foram mais de 4 milhões de tentativas de fraudes no Brasil, segundo dados Serasa Experian, um aumento de 16,8% se comparado ao ano de 2020.