O gerente do escritório regional da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Julio Bobadilha disse que o contrato de renovação será assinado no próximo dia 11 pelo governador André Puccinelli. O contrato de 30 anos com a empresa que presta serviços de saneamento básico no município venceu no dia 10 de janeiro.
Conforme Bobadilha os detalhes do novo contrato contendo exigências da Prefeitura Municipal está sendo analisado pelos advogados da estatal. O projeto autorizando a Prefeitura renovar a concessão para mais 30 anos foi aprovado pelos vereadores de Três Lagoas na véspera do natal do ano passado.
A assessoria da prefeita Márcia Moura (PMDB) ainda não divulgou a agenda de Puccinelli que estará na cidade na próxima semana para uma série de compromissos. Ele também cumprirá agenda nas escolas estaduais para fazer a entrega de 258 notebooks para alunos que se destacaram através do programa Educação para o sucesso.
Após ser duramente criticada nas quatro audiências públicas realizadas pela Prefeitura e Câmara Municipal, a Sanesul anunciou que fará investimentos na ordem de R$ 149 milhões em melhorias na rede de esgoto e abastecimento de água. A estatal assumiu ainda o compromisso de investir R$ 78 milhões já nos próximos cinco anos.
Com a renovação do contrato, a Sanesul que integra a administração indireta do governo do Estado continuará prestando os serviços de abastecimento de água e saneamento no município até o ano de 2041.
Entre as exigências apresentadas pela prefeita Márcia Moura, estão: a retirada do Poço do Palmito, redução de taxas e tarifas, avaliação do contrato a cada quatro anos, dentre outras.
O projeto autorizando a renovação do contrato foi aprovado na Câmara Municipal por 7×3, com votos contrários dos vereadores Idevaldo Claudinho (PT), Jorge Martinho (PMDB) e Ângelo Guerreiro (PDT).