A Secretaria de Estado de Educação (SED) publicou, hoje (31), uma resolução que viabiliza a oferta do Programa Pró-Letramento, por meio do programa Formação Continuada – Conhecimento em foco – destinado aos professores que estão em exercício nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O Programa Pró-Letramento objetiva oferecer suporte à ação pedagógica aos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, subsidiando a prática com vistas à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática.
Programa Pró-Letramento atenderá, inicialmente, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas da Rede Estadual de Ensino, com encontros semanais no contra-turno de trabalho.
A implementação do Pró-Letramento prevê uma estrutura organizacional em instâncias que deverão funcionar de maneira integrada, com competências específicas: Ministério de Educação e Cultura, por meio da SEB (Secretaria de Educação Básica) e da SEED – (Secretaria de Educação a Distância); Universidade, por meio dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, por meio da Superintendência de Políticas de Educação.
O curso dos professores tutores terá duração de 120 horas no modo presencial e a distância, sendo: 40 horas no curso de formação inicial; 64 horas distribuídas nos encontros presenciais de acompanhamento e avaliação com as Universidades e 16 horas com atividades individuais a distância.
Os cursos de Alfabetização/Linguagem e Matemática serão desenvolvidos separadamente, havendo revezamento entre os professores cursistas. Aqueles que fizeram o curso de Alfabetização/Linguagem, ao concluírem, farão o de Matemática e vice-versa.