Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Greve do INSS não afeta Três Lagoas e maioria não aderiu ao movimento

Servidores que não aderiram a greve, dizem ter receio de retaliações, segundo informa a Fenasps

Servidores  que não aderiram a greve, dizem ter receio de retaliações, segundo informa a Fenasps - Arquivo/JP
Servidores que não aderiram a greve, dizem ter receio de retaliações, segundo informa a Fenasps - Arquivo/JP

A maioria dos servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Três Lagoas não aderiu à greve nacional da categoria. Apenas dois colaboradores paralisaram  suas atividades na agência da cidade, por isso, o atendimento ocorre sem transtornos.

Segundo a Federação Nacional de Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho Previdência e Assistência Social (Fenasps), os funcionários da cidade não aderiram à greve porque estão com receio de retaliação, como perda de pontos, cortes no salário por dias não trabalhados, entre outras perdas.

Iniciada no dia sete de julho, a greve atinge 80% dos colaboradores da categoria. No estado das 22 agencias 16 pararam as atividades: Campo Grande, Dourados, Cassilândia, Coxim, Boa Vista, Bonito, Jardim, Miranda, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste, Naviraí, Fátima do Sul, Deodápolis, Aquidauana e Amambai.

A categoria reivindica reajuste salarial, melhores condições de trabalho, abertura de concurso público para aumentar o numero de colaboradores e assim, melhorar o atendimento, recomposição do gratificação por desempenho. Os servidores pedem aumento salarial de 27%, mas o Ministério do Planejamento ofereceu 21% em parcelas para os próximos anos.

A Fenasps ressaltou ainda que, o cidadão da região que precisar de atendimento do INSS pode deslocar-se até Três Lagoas. Enquanto várias cidades estiverem completamente paralisadas, em Três Lagoas o atendimento segue normal. A federação informou que na próxima semana representantes da entidade estarão na cidade para conversar com os servidores sobre a paralisação da categoria.

MANIFESTAÇÃO

Hoje em Campo Grande será realizada uma passeata da categoria, juntamente com servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Judiciário e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), na Praça do Rádio Clube. A previsão é que mais de 1500 pessoas participem da manifestação.