Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Homonúcleo inicia campanha para conquistar doadores de sangue

Campanha faz parte da tática de fim de ano que há uma demanda maior

 - Reprodução
- Reprodução

Para aumentar o estoque de sangue adequado ao atendimento da demanda neste período de final de ano, o Hemonúcleo de Três Lagoas, lança campanha para conquistar mais doadores de sangue. A iniciativa faz parte da programação do Dia Mundial do Doador, comemorado no dia 25 de novembro.

De acordo com as informações da assistente social do Hemonúcleo de Três Lagoas, Jaqueline Amália Rovari, a campanha terá uma programação especial, que acontece a partir das 8h e segue até às 16h. “No dia do doador, que será na próxima terça-feira, dia 25, será oferecido um café da manhã e para os 50 primeiros doadores, serão distribuídas camisas personalizadas”, afirmou Jaqueline Rovari.

A assistente social lembra que a campanha faz parte da tática de fim de ano que há uma demanda maior, para abastecer os estoques e evitar problemas. “O quantitativo precisa ser melhorado, para que não tenhamos dificuldades nos sangues mais raros, os negativos. Estamos precisando de sangue Rh negativo, principalmente dos tipo B e O”, disse.

Segundo Jaqueline Rovari, o ato de doar sangue ainda tem muitos mitos o que contribuí para o afastamento dos doadores. “Para quebrar estes mitos eu sempre peço que aqueles que desejam doar sangue, que ainda tem este receio, é que vá pelo menos conhecer como funciona para também tornar-se um doador a ajudar a salvar vidas”, ressalta.

O Hemonúcleo de Três Lagoas conta com aproximadamente 12 mil cadastros com em média 300 bolsas mensais.

Doador

Trazer documento oficial de identidade com foto; Estar bem de saúde; Ter entre 18 e 67 anos; Pesar mais de 50kg; Não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos); Antes da doação, o candidato passa por uma pré-triagem e uma entrevista.