A Eka Chemicals do Brasil, fabricante de produtos químicos, anunciou investimentos de 90 milhões de euros, mais de R$ 200 milhões, na construção de uma nova planta em Três Lagoas, para atender à fábrica de celulose da Eldorado Brasil. O diretor-presidente da empresa, Antônio Carlos Francisco, disse ontem à reportagem do Jornal do Povo que durante a construção civil e montagem da fábrica haverá a necessidade contratar 550 trabalhadores. "Essas contratações serão feitas o máximo possível na região", afirmou. Segundo ele, a Eka Chemicals vai aproveitar dos cursos de treinamento e qualificação que a Eldorado Brasil já vem realizando em parceria com o Sesi de Três Lagoas.
A nova fábrica da Eka Chemicals deve entrar em operação em outubro de 2012, junto da Eldorado Brasil. "Vamos seguir o mesmo cronograma", garantiu o diretor-presidente. Quando estiver em funcionamento, a planta vai contar com 55 trabalhadores na produção 1,5 milhão de toneladas ao ano de clorato de sódio. "Cerca de 50% desta produção será exclusiva para a Eldorado Brasil e a outra metade venderemos ao mercado", explicou Antonio Carlos Francisco.
A fábrica da Fíbria em Três Lagoas já conta com uma planta da Eka Chemicals exclusiva para produção de dióxido de cloro, utilizado no clareamento da celulose. A fábrica foi inaugurada em 2009, na época da VCP, com investimentos de 55 milhões de euros e hoje emprega 26 pessoas.