O Sebrae-MS realizou mais uma reunião do Integra Costa Leste. O programa foi criado pela Ação Líder, patrocinado pelo Sebrae, e tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento regional em quatro áreas: economia, educação, saúde e turismo. Na reunião, que ocorreu na última terça-feira (29), o foco foi a formação continuada de alunos e professores.
Participaram do evento, gestores da educação pública, empresas – que têm projetos educacionais -, além das lideranças do Integra Costa Leste. A gerente regional do Sebrae-MS, Josi Signore, explicou que nesta reunião específica, a associação apresentou as demandas regionais para o desenvolvimento da educação, para representantes da fábrica de papel celulose Suzano, que atua na cidade, e também desenvolve projetos voltados nessa área.
“Com esses encontros, nós mostramos o diagnóstico que nossos participantes do eixo educação elaboraram e tentamos achar soluções para a melhoria educacional, como um todo. Portanto, esse encontro, com os representantes dos 11 municípios que pertencem a região de Três Lagoas, foi reunir todas essas lideranças e implementar melhorias na educação em 2022.
Sobre resultados, a gerente afirmou que durante a pandemia a associação foi fundamental, pois ministrou palestra para orientar os professores para uma nova realidade, o ensino remoto.
“No momento em que nós entramos na pandemia,os professores, muito menos os gestores, sabiam como proceder, porém, com nossas reuniões e ideia de várias pessoas, elaboramos procedimentos para que nossas crianças não tivessem ainda mais perdas, em nível educacional”, explicou.
Segundo a diretora de educação da Integra Costa Leste, Terezinha Bazé, a educação é extremamente importante em diversas áreas, mas se tornou ainda mais fundamental nesses dois anos de pandemia. A educação é a base para qualquer área da vida humana. Por esse motivo, ela deve ser prioridade, pois não se forma um profissional, sem estudo ou conhecimento”, enalteceu.
A professora Edima Aranha coordenava, agora assumiu a vice-presidência da Instância de Governança Regional (IGR). Quem passa a ocupar a presidência da IGR agora é o publicitário e empresário, Stênio Congro Neto. Ele falou em quais áreas a Costa Leste ainda pode se desenvolver no setor turístico. Além da pesca esportiva, em nossa região existe um interesse enorme para o esporte de aventura.
“Nossa intenção é atrair esses atletas, como o paraquedismo, canoagem, triatlo, rally – de carros e motos -, entre outros. Portanto, a ideia é trazer emendas e recursos para melhorarmos a estrutura para atender os turistas e movimentar ainda mais o setor”, encerrou.