O Instituto Senai de Inovação em Biomassa, em Três Lagoas, sedioi, nesta terça-feira (30) e quarta-feira (31), um encontro dos diretores dos outros institutos de inovação do Senai em Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Senai Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Cetiqt), localizado no Rio de Janeiro (RJ).
Segundo o gerente de tecnologia e inovação do Senai de Mato Grosso do Sul, Leandro Gustavo Schneider Neves, a reunião é organizada pela Unidade de Tecnologia e de Inovação (Unitec) do Senai Nacional e conta com dois grupos tecnológicos dos institutos de inovação: de química e de materiais. “Sediar esse evento representa o reconhecimento de todo o trabalho do Senai de Mato Grosso do Sul quanto às ações de inovação. A vinda dos diretores dos institutos de inovação de outros estados oportuniza a troca tecnológica, acelerando o desenvolvimento do estado e aproximação com os demais players de inovação, propiciando oportunidades de parcerias no desenvolvimento tecnológico”, disse.
A especialista em desenvolvimento industrial do Departamento Nacional do Senai, Rosângela Medeiros, reforçou que o encontro tem o objetivo de gerar uma reflexão conjunta e individualizada de cada um dos diretores sobre temas que são relevantes para evoluir o seu desempenho. “Também é uma oportunidade para pensar em parcerias, com questão de internacionalização, um plano de ação para que possamos atuar em rede. Os nossos usuários finais, que são as empresas, têm de perceber que nós temos um diferencial no país, que é trabalhar nacionalmente em colaboração”, salientou.