Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Jovens representam 80% dos que buscam o título

De 7 de janeiro a 10 de maio foram 463 novos alistamentos na zona eleitoral

Mais de 5,9 mil adolescentes já adquiriram seus títulos eleitorais -
Mais de 5,9 mil adolescentes já adquiriram seus títulos eleitorais -

A procura pelo título de eleitor entre adolescentes de 16 a 17 anos aumentou consideravelmente neste ano. Segundo Nilce helena Louzan, chefe em substituição do cartório da 51ª Zona Eleitoral, a procura pelo Cartório Eleitoral neste começo de ano vem sendo maior, se comparado a outros períodos anteriores à eleições. De 7 de janeiro a 10 de maio foram 463 novos alistamentos na zona eleitoral. Deste total, estima-se que cerca de 80% sejam de adolescentes. “Dos casos de alistamento, foram poucos os de futuros eleitores com mais de 18 anos. A grande maioria é de adolescentes de 16, 17 anos que procuram o título pelos motivos mais variados”.
Nilce explicou que, em Três Lagoas, alguns adolescentes são levados a procurar o título para suprir outras exigências. Em muitos casos, o título é essencial para questões burocráticas como matrículas de faculdade, concursos e outros. Porém, uma boa parcela está animada pela possibilidade pelo direito ao voto nas eleições de outubro. A vontade dos adolescentes de participar destas eleições também refletiu na 9ª Zona Eleitoral. Conforme a chefe de cartório, Cíntia Eri Tadano, foram 400 novos alistamentos nesta semana, 205 transferências, 87 revisões e 67 pedidos de 2ª via. “Percebemos o aumento da demanda ainda em janeiro. O primeiro mês do ano costuma ser bastante tranquilo. Já neste ano, a procura foi grande e a tendência é ir aumentando a cada dia que se aproximado término do prazo”.
Cinta explicou que o sistema de registros utilizado pelos cartórios não possibilita a quantificação de casos de adolescentes interessados em registrar o título, mas afirma que a procura aumentou. “Não há como dizer ao certo a porcentagem de alistamentos de adolescentes. Mas, não é pequeno o número de atendimentos de adolescentes de até 15 anos interessados em participar das eleições”. Cíntia explica que nos casos de adolescentes nesta faixa etária, o título pode ser registrado apenas se o futuro eleitor completar 16 anos antes das eleições. Caso contrário – se o aniversário for após as eleições – ele não poderá participar.

Mais informações em nossa edição impressa