Veículos de Comunicação

Obras

Além de asfalto, prefeitura investe em escolas, saúde, moradia e lazer

Secretário de Infraestrutura destaca obras civis previstas para Três Lagoas

Prefeitura constrói 50 unidades habitacionais no Jardim das Violetas - Foto: Divulgação.
Prefeitura constrói 50 unidades habitacionais no Jardim das Violetas - Foto: Divulgação.

Três Lagoas vive um momento intenso de obras públicas em diferentes frentes, com investimentos que vão além do asfalto e da drenagem. Escolas, creches, postos de saúde, moradias e até áreas de lazer como o Balneário Municipal fazem parte do pacote de intervenções em andamento ou previstas até 2026.

O secretário municipal de Infraestrutura, Osmar Dias, destacou que a cidade está sendo transformada por uma série de obras civis. “Temos várias frentes de trabalho, desde a construção da Escola no bairro Montanini, até a ampliação da rede de saúde, como a construção da Unidade Miguel Nunes, que vai funcionar 24 horas, e o novo CAPS Infanto Juvenil”, destacou.

A nova unidade de saúde 24 horas está em fase inicial, com a empresa mobilizando o canteiro de obras. Segundo o secretário, o prazo de entrega previsto é de 16 meses.

Na educação, há obras em creches e escolas. No setor de habitação, as 50 casas do Jardim das Violetas já estão com 70% da execução concluída. A prefeitura também prepara novas intervenções na infraestrutura urbana, como o recapeamento da avenida Filinto Müller e a pavimentação de áreas que estavam fora do mapa de obras, como o bairro Quinta da Lagoa.

Iluminação e balneário

O secretário destacou ainda o avanço do novo contrato de iluminação pública, que deve permitir melhorias em toda a cidade, inclusive na avenida de acesso ao balneário. Por lá, a primeira etapa das obras já foi concluída, com reforma dos quiosques, nova iluminação e terá construção de um deck e rampa. A próxima fase prevê melhorias na portaria e outras ações de revitalização.

“Estivemos lá recentemente e já marcamos uma reunião com o prefeito para alinhar novas ideias. Queremos deixar o local ainda mais atrativo para a população”, afirmou Osmar Dias.

Projetos futuros

A prefeitura planeja ainda iniciar obras nas áreas rancheiras, começando pelo bairro Maresia, e estuda um novo projeto de revitalização para as lagoas centrais. Um dos desejos do secretário é construir um deck na 2ª Lagoa, embora a prioridade do momento continue sendo a pavimentação.

“A revitalização das lagoas vai depender de conversa com o prefeito, mas já é uma ideia em pauta. Também estamos atentos à situação das pistas de caminhada, que precisam ser refeitas com licitação para garantir segurança e qualidade”, detalhou.

Manutenção urbana

Osmar Dias também comentou sobre os desafios da manutenção urbana. A cidade, que tem quase 800 km de ruas pavimentadas, exige esforços contínuos em recapeamento e tapa-buracos. Há equipes próprias atuando, mas parte da demanda é terceirizada.

Um novo contrato de varrição já está em fase de preparação, com ampliação da área atendida e previsão de limpeza de calçadas, que poderá ser cobrada dos proprietários em caso de descumprimento.  “Vamos limpar e, se o morador não fez sua parte, enviaremos a cobrança. Se não pagar, vira dívida ativa e vai para o IPTU. O mesmo valerá para terrenos baldios”, disse.

Esportes e lazer

Na área esportiva, a reforma do Estádio da ADEN foi adiada, mas está em avaliação a retomada do projeto de revitalização do Estádio Madrugadão. “Estamos organizando as prioridades e alinhando com o prefeito”, explicou.