Veículos de Comunicação

Esclarecimentos

INSS esclarece notícias falsas sobre prova de vida e nova portaria

A recomendação do INSS é que os beneficiários acompanhem suas informações exclusivamente pelos canais oficiais

A gerente do INSS em Três Lagoas, Rosane Ballerini, explicou que, apesar da suspensão temporária do bloqueio de pagamentos, a prova de vida continuará sendo realizada por meio das interações dos beneficiários com o sistema - Foto: Reprodução/TVC-HD
A gerente do INSS em Três Lagoas, Rosane Ballerini, explicou que, apesar da suspensão temporária do bloqueio de pagamentos, a prova de vida continuará sendo realizada por meio das interações dos beneficiários com o sistema - Foto: Reprodução/TVC-HD

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a suspensão, por seis meses, do bloqueio de benefícios por falta de prova de vida. A decisão visa aprimorar o sistema de verificação sem que os beneficiários precisem se deslocar até as agências bancárias ou do INSS.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, houve uma onda de notícias falsas alegando a volta da obrigatoriedade da prova de vida pelos segurados. No entanto, desde 2023, essa responsabilidade passou a ser do próprio INSS, que utiliza mecanismos como o acesso ao aplicativo ‘Meu INSS’ e registros de atendimentos presenciais para confirmar a regularidade dos beneficiários.

A gerente do INSS em Três Lagoas, Rosane Ballerini, explicou que, apesar da suspensão temporária do bloqueio de pagamentos, a prova de vida continuará sendo realizada por meio das interações dos beneficiários com o sistema. Além disso, há possibilidade de prorrogação da suspensão por mais seis meses, o que pode estender a medida até o final de 2025.

BPC e atualização do Cadastro Único

Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem ficar atentos, pois aqueles sem Cadastro Único atualizado tiveram pagamentos bloqueados no final de 2024. Para regularizar a situação, é necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e atualizar o cadastro.

Golpes e atendimento nas agências

O INSS alerta que não realiza visitas domiciliares ou ligações solicitando informações pessoais. Golpistas têm se passado por servidores do instituto para enganar aposentados e pensionistas. Qualquer comunicação oficial será feita por meio do próprio aplicativo ‘Meu INSS’ ou informativos no extrato de pagamento.

Em relação ao atendimento presencial, as agências do INSS seguem funcionando apenas com agendamento prévio, que pode ser feito pelo aplicativo ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 135. Em Três Lagoas, por exemplo, a agência conta atualmente com dois peritos médicos, e a maioria das perícias iniciais é feita por meio da análise documental.

A recomendação do INSS é que os beneficiários acompanhem suas informações exclusivamente pelos canais oficiais e evitem fornecer dados pessoais a terceiros.