
Um vídeo que mostra uma perseguição da equipe de Força Tática da Polícia Militar a uma motocicleta ganhou grande repercussão na terça-feira (20), após ser gravado por populares. As imagens registram a tentativa de fuga de um homem durante uma abordagem policial pela rua Yamaguti Kankit, no bairro Guanabara, em Três Lagoas.
Conforme o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Civil, o motociclista foi flagrado realizando a manobra conhecida como “empinar” a motocicleta, prática proibida em vias públicas. Diante da infração, foi dada ordem de parada, que não foi obedecida, e o condutor passou a fugir em direção ao bairro Guanabara.
Ainda segundo o registro policial, diante da desobediência, os militares iniciaram acompanhamento tático na tentativa de realizar a abordagem. Durante a fuga, o motociclista trafegou em alta velocidade por diversas ruas, colocando em risco a própria integridade física e a de terceiros. Foram utilizados sinais sonoros e outros recursos de advertência, porém o condutor não acatou as ordens e, em determinado momento, acabou sofrendo uma queda, sendo então detido.
Questionado, o motociclista relatou que fugiu por estar com a Carteira Nacional de Habilitação na fase de Permissão para Dirigir e por sua motocicleta estar com escapamento irregular, além de ter sido flagrado empinando o veículo. Ele afirmou que tentou evitar a abordagem para não ser multado e, consequentemente, não perder a permissão para dirigir, já que a legislação prevê limite reduzido de pontuação nesse período.
A Polícia Militar informou ainda que familiares do rapaz teriam tumultuado a ocorrência, motivo pelo qual foi necessário o uso de algemas até a condução do autor à Delegacia de Polícia Civil. No local, foi registrado boletim de ocorrência por desobediência, e o Pelotão de Trânsito da PM foi acionado para a lavratura das autuações, incluindo direção perigosa, escapamento sem silenciador e outras infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Por fim, a Polícia Militar reforçou a orientação para que condutores colaborem com abordagens policiais, mesmo em situações de irregularidade. A corporação destaca que a fiscalização é essencial para retirar de circulação veículos em desacordo com a lei, além de auxiliar na prevenção e repressão a crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas e o uso de veículos furtados ou roubados.