Os moradores do bairro Paranapungá têm até o fim desta semana para participar do Mutirão da Limpeza, ação da Prefeitura de Três Lagoas. A ação da administração municipal tem como principal objetivo eliminar criadouros de vetores de doenças como arboviroses, leishmaniose e escorpiões. A partir de 12 de maio, as caçambas começarão ser distribuídas no Jardim Alvorada.
COLABORAÇÃO MORADORES
De acordo com Alcides Ferreira, coordenador do setor de endemias da SMS e responsável pela ação, é fundamental que a população compreenda o funcionamento da operação. “Existe uma logística para a retirada dos lixos das caçambas, o que pode demorar um pouco, mas precisamos da colaboração da população quando elas estiverem lotadas. Vamos estender a campanha com uma semana a mais para ter prazo de limpar e trazer de volta, para as pessoas não jogarem lixo ao redor da caçamba, porque esse lixo não será retirado”, explicou Alcides.
Ele reforça ainda que: “O motorista só vai retirar a caçamba. Por isso que é mutirão de caçamba. Jogar no chão não vai resolver. Pelo contrário, vai causar um problema para a comunidade”, concluiu.
O QUE PODE SER DESCARTADO NAS CAÇAMBAS?
Os munícipes podem descartar todos os itens que possam acumular água, como garrafas, pneus, latas, vasos, lonas e eletrodomésticos antigos. Também são aceitos materiais orgânicos que entrem em decomposição, como folhas, galhos e madeira podre, além de itens que possam servir de abrigo para escorpiões, como telhas, tijolos e outros entulhos.
ONDE ENCONTRAR?
Confira o link que informa onde as caçambas estão localizadas.
*Informações da Prefeitura de Três Lagoas