
Surpreendente. Enquanto, questionam o tempo de espera para oportunidade de consultas na rede pública municipal de saúde, pacientes que tiveram exames marcados com dia e hora previamente agendados, deixam de comparecer, sem qualquer justificativa para o atendimento médico nos postos de saúde a cidade. Esse tipo de conduta, evidencia o descaso do usuário com o sistema público de saúde, que procura atender e bem o cidadão, além de não considerarem as necessidades daqueles que aguardam a oportunidade de atendimento. Infelizmente, o contemplado para determinado atendimento não considera relevante o serviço que lhe será prestado.
Pasmem, mais de 45 mil pacientes entre janeiro e agosto deste ano de 2025 não compareceram nos postos de saúde de Três Lagoas para consultas ou exames. Por via de consequência, outros 45 mil que poderiam ser atendidos não o foram por conta desse tipo de conduta, que não avalia a possibilidade do prejuízo causado à outras pessoas, as quais poderiam ser atendidas pelo fato de estarem na fila, porque precisam de atendimento médico ou aguardam a realização de exames na rede municipal.
Uma breve conta, evidencia o prejuízo que estes faltosos causaram no transcurso de oito meses ao sistema que regula esses atendimentos. Se dividirmos 45 mil por oito meses, encontraremos 5.625 atendimentos por mês, os quais divididos por 20 dias úteis, conclui-se que 281,25 pessoas deixaram de ser atendidas por profissionais da saúde, por semana. Como se vê é muito grande o prejuízo causado à rede de atendimento da saúde na cidade, que está empenhada em melhorar e qualificar seus serviços.
Diante destas faltas injustificadas, só restará ao poder público incrementar mais ainda o serviço de monitoramento de comparecimento às consultas e exames previamente agendados pelo sistema. Dessa maneira, será possível estabelecer um controle telefônico pelo celular visando assegurar o comparecimento ou não da consulta ou exame agendado nos postos de saúde para possibilitar a identificação de faltosos.
Dessa maneira, será possível com relativa antecedência saber se o paciente comparecerá ou não e, possibilitar a convocação de outra pessoa que esteja na fila de espera para ser atendida. É preciso colocar fim a estas ausências que causam prejuízo ao erário público que deixa de atender e mobiliza toda estrutura da rede de postos de saúde do município para esses atendimentos e principalmente a pessoas que necessitam de atendimento médico ou de exames no sistema de saúde pública, além dos medicamentos que ela oferece.
Chega causar indignação esse tipo de conduta, que não considera a relevância do serviço de saúde pública, que visa o bem estar das pessoas.