Reeducandos em Três Lagoas têm uma nova oportunidade de avançar na escolaridade e, ao mesmo tempo, conquistar remissão de pena. O Patronato Penitenciário está com inscrições abertas para os interessados em participar do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), voltado para quem ainda não concluiu o ensino fundamental ou médio.
As inscrições vão até o dia 11 de julho e devem ser feitas diretamente no Patronato, localizado na rua Viçosa, 410, Vila dos Ferroviários. O atendimento ocorre das 8h às 11h e das 12h30 às 16h. Os candidatos devem levar CPF e informar o nível de escolaridade (fundamental ou médio) que pretendem concluir.
De acordo com a diretora do Patronato, Antônia Eva, podem participar reeducandos que estão em regime aberto, livramento condicional, semiaberto e monitorados com tornozeleira eletrônica, tanto do sexo masculino quanto feminino. “Qualquer um que esteja nessa condição e não tenha concluído o ensino fundamental ou médio pode se inscrever”, reforçou Eva.
As provas do Encceja estão marcadas para os dias 23 e 24 de setembro e acontecerão na Missão Salesiana, localizada no bairro Vila Piloto.
A iniciativa, além de oferecer a possibilidade de conclusão dos estudos, também garante remissão de pena aos participantes. “Nós sabemos que para estar no mercado de trabalho hoje é fundamental ter, no mínimo, o ensino médio. E temos muitas empresas na cidade, como a indústria de celulose, que contratam com esse requisito”, destacou a diretora.
Segundo Antônia Eva, o Patronato atende atualmente cerca de 639 reeducandos, oferecendo assistência também às suas famílias, e atuando na confecção de documentos para religiosos que atuam dentro das unidades prisionais.
A expectativa é atender pelo menos 73 pessoas, mas não há limite de vagas. “O tanto que vier será bem-vindo”, finalizou.