A construção da Ponte Bioceânica, sobre o Rio Paraguai, entre os municípios de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai, alcançou 76% de conclusão. A megaestrutura será responsável por ligar o Brasil ao Paraguai, conectando diretamente as rodovias sul-mato-grossenses com o corredor rodoviário que unirá os oceanos Atlântico e Pacífico por meio de Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
O projeto não só melhorará a conectividade física entre o Paraguai e o Brasil, mas também impulsionará a integração regional e o desenvolvimento econômico na América do Sul.
A etapa atual consiste na construção das estruturas principais das vias de acesso e elementos complementares, de segurança e suporte, como a guia anticolisão e barreira antissuicídio. Os mastros atingiram a 20ª de 27 elevações previstas em cada lado. O pós-tensionamento dos cabos está em andamento, processo essencial para a estabilidade da ponte.
No lado brasileiro, a alça de acesso à ponte, no município de Porto Murtinho, que fará a ligação com a BR-267, terá 13,1 quilômetros. No local também serão implantados o contorno rodoviário e o centro aduaneiro, para o controle do acesso entre Brasil e Paraguai.
O valor do investimento no Brasil é de R$ 427 milhões, liberados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão de conclusão dessa etapa é para o segundo semestre de 2026, conforme o Ministério do Planejamento e Orçamento.
Megaestrutura
A Ponte Bioceânica terá aproximadamente 1,3 km de extensão, dividida em três trechos: dois formarão os viadutos de acesso em ambos os lados, e um corresponderá à parte estaiada, com 632 metros sobre o rio Paraguai, incluindo um vão central de 350 metros.
Considerada estratégica para o comércio exterior, especialmente para o Paraguai, a obra está sendo realizada pelo Consórcio Binacional PYBRA, formado pelas empresas Tecnoedil (Paraguai), Cidade e Paulitec (Brasil), com fiscalização do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai. O investimento na megaestrutura é de R$ 575,5 milhões financiados pela administração paraguaia de Itaipu Binacional. A previsão das autoridades é que a ponte esteja concluída em fevereiro de 2026, com um atraso de três meses no cronograma inicial.