Veículos de Comunicação

Associação

‘Projeto Padrinho’ oferece apoio afetivo e material a crianças e adolescentes

Atualmente, cerca de 20 crianças são atendidas pelo programa, número que pode variar ao longo do ano

Durante o ano, o projeto também promove ações como festas de aniversário mensais e, no fim do ano, conta com empresas parceiras para a entrega de brinquedos, roupas e calçados aos acolhidos. Foto: Arquivo.
Durante o ano, o projeto também promove ações como festas de aniversário mensais e, no fim do ano, conta com empresas parceiras para a entrega de brinquedos, roupas e calçados aos acolhidos. Foto: Arquivo.

O Projeto Padrinho, iniciativa do Poder Judiciário em parceria com outras entidades, reforça neste fim de ano a campanha de arrecadação de alimentos para garantir uma ceia de Natal e de Ano Novo às crianças e adolescentes em acolhimento institucional em Três Lagoas. Atualmente, cerca de 20 crianças são atendidas pelo programa, número que pode variar ao longo do ano.

Criado há 15 anos no município, o Projeto Padrinho oferece diferentes formas de participação da comunidade, como o apadrinhamento afetivo, doação de bens materiais e voluntariado. A coordenadora do projeto, Elisângela Facirolli, destaca que o trabalho vai muito além das datas comemorativas.

“Nesses 15 anos nós colhemos muitos frutos maravilhosos. Temos o apadrinhamento afetivo, em que a criança ou adolescente pode passar finais de semana e férias com a família padrinha, além da doação de bens e do voluntariado, que muitas vezes é dar colo, conversar e contar histórias, algo que eles precisam muito”, explica.

Durante o ano, o projeto também promove ações como festas de aniversário mensais e, no fim do ano, conta com empresas parceiras para a entrega de brinquedos, roupas e calçados aos acolhidos. Segundo Elisângela, a campanha atual tem como objetivo proporcionar uma ceia digna às crianças.

“Natal é união e reunião. Não é porque eles estão em acolhimento que não merecem viver esse momento. Queremos oferecer comidas diferentes e uma ceia especial, para amenizar um pouco o sofrimento e trazer esse sentimento de família”, afirma.

Além disso, durante o período de férias, uma associação parceira vai custear passeios para as crianças, garantindo convivência comunitária e momentos de lazer.

Quem tiver interesse em ajudar, pode entrar em contato diretamente com o Projeto Padrinho no Fórum de Três Lagoas ou pelo telefone (67) 3929-1975. Doações de alimentos, roupas, calçados e outros itens são bem-vindas.

“Muitas crianças chegam ao acolhimento sem nada e não podem sair de lá da mesma forma. Toda ajuda faz diferença na vida delas”, reforça a coordenadora.