Veículos de Comunicação

Trânsito

Trecho da Eurídice Chagas Cruz e Egídio Thomé passa a ser mão única

Departamento de Trânsito altera sentido de ruas no Alto da Boa Vista para melhorar trânsito e evitar acidentes

Mais um trecho das ruas Eurídice Chagas Cruz e Egídio Thomé, localizadas no bairro Alto da Boa Vista, em Três Lagoas, passa a operar em sentido único a partir desta semana. Foto: Reprodução/TVC HD.
Mais um trecho das ruas Eurídice Chagas Cruz e Egídio Thomé, localizadas no bairro Alto da Boa Vista, em Três Lagoas, passa a operar em sentido único a partir desta semana. Foto: Reprodução/TVC HD.

Mais um trecho das ruas Eurídice Chagas Cruz e Egídio Thomé, localizadas no bairro Alto da Boa Vista, em Três Lagoas, passa a operar em sentido único a partir desta semana. A medida, segundo o Departamento Municipal de Trânsito, busca melhorar o fluxo de veículos e evitar acidentes frequentes na região.

Morador há 40 anos nas proximidades do cruzamento da Eurídice Chagas Cruz com a rua Urias Ribeiro, seu Antônio José Dias afirma já ter testemunhado inúmeros acidentes. “Já morreu gente aqui. Recentemente, um rapaz voou muito alto, caiu de ponta cabeça… Se não estivesse de capacete, não teria sobrevivido. Precisa fazer alguma coisa”, relatou.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, José Aparecido de Moraes, as alterações seguem estudos técnicos e pedidos da própria população. A rua Egídio Thomé agora funcionará no sentido bairro–centro, enquanto a Eurídice Chagas Cruz fará o trajeto inverso, centro–bairro.

“A movimentação de veículos nas duas vias é muito intensa, principalmente nos horários de pico. Com apoio do secretário Osmar Dias e do prefeito Cassiano Maia, implantamos um semáforo no cruzamento da Egídio Thomé com a Urias Ribeiro, que aguarda apenas a liberação da concessionária para entrar em funcionamento”, explicou Moraes.

Além das mudanças de sentido, a prefeitura já iniciou os trâmites para duplicar um trecho da rua Urias Ribeiro, em frente ao Colégio Objetivo. Um decreto de utilidade pública já foi publicado, permitindo à comissão de avaliação da prefeitura iniciar as análises dos imóveis a serem desapropriados.

“A via é muito estreita em alguns pontos e a duplicação vai ajudar bastante. Não é possível ampliar a rua em toda a sua extensão por causa das residências, mas esse trecho já trará melhorias significativas para o trânsito”, completou o diretor.

Segundo Moraes, transformar a Urias Ribeiro em via de mão única está fora de cogitação. “É uma rua de acesso importante, de chegada e saída de moradores. Não temos, no momento, outra alternativa viável para esse tráfego”, afirmou.

As alterações no Alto da Boa Vista seguem uma série de intervenções que o município tem feito em outras regiões da cidade, como nos bairros Interlagos e Ipacaraí. “Fizemos mudanças também na João Marchesi e estamos avaliando novas solicitações da comunidade. Nosso foco é atender o coletivo, mesmo que, às vezes, não se agrade a todos individualmente”, ressaltou o diretor.