O Tribunal de Justiça por meio da Justiça Itinerante realizou no último sábado, 13, e domingo, 14, 250 conversões de união estável em casamento e três divórcios diretos. Os atendimentos aconteceram no espaço de eventos Arenamix, juntamente com a realização de serviços médicos prestados pela Caravana da Saúde.
O casal André Queiroz e Havilla Garces foi um dos 90 casais que formalizaram a união estável no domingo, 14. Outras 160 casais formalizaram a união estável em casamento no sábado. Segundo André, o casal concordou em casar-se durante esta ação por dois motivos: o serviço gratuito e a agilidade. “O único trabalho que tivemos foi agendar no sábado e levar duas testemunhas que não fossem parentes”, conta.
André e Havilla já pretendiam se casar nos próximos meses, com a vinda do ônibus itinerante o casal não hesitou. “Juntamos o útil ao agradável”, brinca.
Os atendimentos superaram as expectativas do TJ/MS. Foram pelo menos mil pessoas atendidas e, diferente das edições anteriores, 99% da procura foi para conversões de união estável em casamento.
Três Lagoas foi a terceira cidade a receber o ônibus Itinerante, sendo Coxim a primeira e Ponta Porã a segunda. De acordo com o TJ/MS, em Ponta Porã foram realizados 104 casamentos – menos da metade que em Três Lagoas – e cinco divórcios. Em Três Lagoas não houve nenhum interessado em outros serviços prestados pela Justiça Itinerante, ao contrário de Ponta Porã, que registrou 110 acordos, um reconhecimento de paternidade, aproximadamente 100 atendimentos de orientações sobre causas diversas.
Segundo informou o Tribunal de Justiça por meio de sua assessoria de imprensa, 70 pessoas estavam em frente ao ônibus esperando pelo atendimento e outras 150 esperavam no credenciamento, entre as primeiras horas de atendimento.
O serviço contou com a colaboração de 12 profissionais, entre policiais, o juiz Rogério Ursi Ventura da 1ª Vara Cívil de Três Lagoas e o desembargador e vice-presidente do TJ/MS, Des. Paschoal Carmello Leandro.