Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Livres de epidemia de gripe suína

Em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde programou-se para aplicar 44.528 doses da vacina

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou ontem (17) que “o Brasil está livre de epidemia com certeza”, ao referir-se à gripe suína. Em três meses de campanha, segundo dados do Ministério da Saúde, 81 milhões de pessoas foram imunizadas contra a gripe influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína. Esse total corresponde a 88% do público alvo da doença. Esse resultado elimina a possibilidade de haver muitos casos da doença no País.

O Brasil atinge a meta de vacinar pelo menos 80% de um total de 92 milhões de pessoas. Segundo o Ministério, o Brasil é a nação que mais vacinou em termos percentuais: 42% da população foram imunizados. Nos Estados Unidos, que ocupa o segundo lugar no ranking mundial, o percentual é de 26%. A vacinação contra o vírus Influenza H1N1 continua, sob a responsabilidade dos municípios.

Na maioria deles, o balanço dos grupos de gestantes (73%) e de crianças de 2 a 5 anos incompletos (40%) mostra que não foi atingida a meta de 80% das pessoas imunizadas.

Em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde programou-se para aplicar 44.528 doses da vacina para os grupos de pessoas de risco, conforme orientou o Ministério da Saúde. No entanto, o Departamento Municipal de Imunização, até o final da semana passada, havia contabilizado a aplicação de 37.425 doses da vacina contra a Gripe A.