Mesmo enfrentando uma forte chuva, a treslagoense Luana Paula Pereira Braga conquistou a medalha de ouro no salto triplo Torneio Paulista de Atletismo Juvenil. A competição foi realizada no último sábado, dia 6, no estádio Ícaro de Castro Melo, na Capital paulista. Luana fez a marca de 11m76. O resultado, porém, ainda está distante do necessário para conseguir o índice do Mundial Juvenil de Atletismo, em julho, no Canadá: 13m11. A distância saltada ainda é inferior ao melhor resultado da atleta em 2009, 12m33. Luana terminou o ano na primeira colocação no ranking Nacional e segunda do Ranking Sul Americano na prova do salto triplo categoria Menor.
“Dava para ser melhor, mas estava chovendo muito na hora da prova dela. Teve também o problema da tábua de salto. Ela treina sempre a 11 metros. Lá foi nove e ainda era apenas uma marca no chão, porque estava muito molhado. Pelas circunstâncias, ficou até dentro do previsto porque estamos ainda em uma fase de transição”, analisou o técnico da saltadora, Reynaldo Abrão Camargo.
O problema maior, segundo a própria Luana, foi a condição meteorológica. “A dificuldade foi a chuva mesmo, se não estivesse chovendo daquele jeito, seria melhor”, ressaltou. Mesmo considerando o resultado normal, o treinador não deixou de dar um pequeno “puxão de orelha” na atleta. “Vamos pegar firme nos treinamentos. Até porque ela tem que saltar acima de 12 metros em abril”, destacou Reynaldo. Ainda de acordo com ele, a meta é chegar ao índice do mundial até junho. “Não adianta exigir tudo agora. O trabalho está sendo feito para que em junho ela esteja no auge e alcance a meta”, finalizou.
Leia a matéria completa em nossa edição impressa