Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mais de 300 imóveis utilizam ligações clandestinas de esgoto

Vila Piloto e Interlagos são os bairros onde existem maior número de ligações irregulares

Técnicos da Sanesul abrem Posto de Visita para mostrar a areia trazida pela rede de esgoto por causa das ligações clandestinas -
Técnicos da Sanesul abrem Posto de Visita para mostrar a areia trazida pela rede de esgoto por causa das ligações clandestinas -

Mais de 300 moradores que utilizam a rede de esgoto de forma irregular foram notificados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). Segundo o gerente regional, Julio Seba Bobadilha, um relatório da situação foi encaminhado para a Promotoria do Meio Ambiente que deverá tomar as providências cabíveis. A utilização da ligação de esgoto para escoar água de chuva é um dos maiores problemas detectados pelos técnicos da estatal.

“Essas ligações clandestinas provocam o entupimento dos Postos de Visitas (PV) e com isso, o esgoto escorre a céu aberto pelas ruas”, explicou Bobadilha, alertando que algumas pessoas abrem a tampa do PV para eliminar as poças de água no período de chuva. 

Há vários dias, moradores da rua Santa Amélia, no Jardim Caçula reclamam do mau cheiro provocado por um vazamento na rede de esgoto. Neste caso, segundo o gerente da Sanesul, um morador fez a ligação sem autorização dos técnicos da empresa. “Nós ainda não concluímos as obras de ampliação da rede de esgoto naquela região. As pessoas devem esperar a Sanesul autorizar para fazer a ligação”, esclareceu Julio.

De acordo com Gilson Belchior da Silva, responsável pelo encanamento de esgoto, reclamações sobre ligações clandestinas é uma rotina.