Veículos de Comunicação

Justiça Eleitoral

Mais de 4,2 mil eleitores poderão ter o título cancelado em Três Lagoas

Quem não regulariza, não poderá votar

Deixar para a última hora pode gerar filas e lentidão no atendimento - Reprodução / Arquivo RCN
Deixar para a última hora pode gerar filas e lentidão no atendimento - Reprodução / Arquivo RCN

O prazo para regularização do título eleitoral termina no dia 19 de maio de 2025 e, em Três Lagoas, pelo menos 4.220 eleitores correm o risco de ter o título eleitoral cancelado. O alerta é do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), que aponta um total de 92.981 eleitores irregulares no estado.

A irregularidade geralmente ocorre devido à ausência em três eleições consecutivas, sem justificativa ou pagamento das multas correspondentes. O cancelamento do título impede o cidadão de exercer uma série de direitos, como votar, obter passaporte, assumir cargos públicos, tomar posse em concursos e renovar documentos oficiais.

COMO CONSULTAR

Para verificar se está em situação regular, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (www.tse.jus.br), no menu Autoatendimento Eleitoral > Título Eleitoral > Consultar situação eleitoral. Outra forma prática é pelo aplicativo e-Título, onde os usuários são notificados caso haja pendências.

Se a situação estiver irregular, será necessário comparecer pessoalmente aos cartórios eleitorais de Três Lagoas — 51ª Zona Eleitoral ou 9ª Zona Eleitoral — munido de um documento oficial com foto e do título eleitoral (ou versão digital e-Título).

REGULARIZAÇÃO

Quem deixou de votar ou justificar a ausência nas eleições deverá quitar uma multa, aplicada por turno de votação não justificado. O valor é fixado pelo juiz eleitoral, respeitando a legislação vigente. O pagamento pode ser realizado de forma simples e rápida pelo Autoatendimento Eleitoral, pelo aplicativo e-Título, ou diretamente nos cartórios, com opções de boleto, Pix ou cartão de crédito.

A Justiça Eleitoral informa que a regularização é registrada automaticamente após a compensação do pagamento.

De acordo com dados atualizados da Justiça Eleitoral, Três Lagoas possui mais de 88 mil eleitores cadastrados. A expectativa é de que a maioria regularize a situação dentro do prazo, evitando restrições no exercício da cidadania.

A chefe da 51ª Zona Eleitoral de Três Lagoas, Juliane Guimarães, destacou que deixar para a última hora pode gerar filas e lentidão no atendimento, por isso recomendou que os eleitores regularizem suas pendências o quanto antes.