A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) divulgou ontem balanço que indica queda de 31,63% nas vendas do etanol hidratado – vendido diretamente nas bombas dos postos de combustíveis – nos últimos dez meses. De acordo com a estatística da entidade, as vendas chegaram a 10,82 bilhões de litros desde abril de 2011 a até 1º de fevereiro deste ano, o equivalente a 5 bilhões a menos se comparada ao mesmo período da safra 2010/11.
Para empresários de Três Lagoas, o principal motivo é o preço do combustível. De acordo com Rubens Miranda Mello, diretor do autoposto São Luiz, há quase um ano não vem sendo rentável abastecer com o tipo de combustível. “Atualmente, a diferença nos preços do litro do álcool e o da gasolina é de 75%. Para ser interessante ao consumidor, esta diferença precisa ser abaixo dos 70%. Mesmo a gasolina sendo mais cara, o custo-benefício é maior: enquanto um carro popular chega a fazer dez quilômetros com um litro de gasolina, o etanol faz, no máximo, sete quilômetros”.
E os clientes perceberam a diferença. Mello não possui estatísticas comparativas entre os dois combustíveis, mas assegurou: “A cada dez abastecimentos feitos no posto dele, 98,8% são feitos nas bombas de gasolina”, frisou.
O diretor explicou que esta migração do álcool de volta para a gasolina (depois da explosão dos veículos bicombustíveis) ocorreu, principalmente, por conta do aumento do preço nas usinas. “Os usineiros aumentaram o preço por conta de prejuízos na safra. Este aumento é repassado para a Petrobras, que o repassa aos distribuidores e que nos repassam. Durante o ano passado, enxugamos o que podíamos da margem de lucro. Mas não tem como não repassar para a bomba”, disse.
Confira a matéria completa na edição Nº 4.887, de 16 de Fevereiro, do Jornal do Povo.