Equipes de saúde de Três Lagoas têm a missão de reverter o índice vacinal contra a tríplice viral nas crianças do município com a campanha que se inicia em 4 de abril – junto com a ação contra a gripe Influenza. Isso ocorre devido à baixa cobertura vacinal registrada em 2021, que foi de 75%. No entanto, na 1ª etapa da campanha, somente profissionais da saúde recebem esta vacina. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos serão vacinadas a partir de 3 de maio – na 2ª etapa.
De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, todos os esforços se concentraram na imunização contra a Covid-19, no ano passado. “Tivemos um resultado muito aquém com a vacinação contra o sarampo – que faz parte da tríplice viral. Agora, para este ano, o objetivo é vacinar 95% deste público.
Podem receber a vacina contra caxumba, sarampo e rubéola, crianças e adultos. A expectativa é de vacinar 920 crianças que ainda não completaram o primeiro ano de vida. Além de mais 7,4 mil crianças de um a quatro anos. A expectativa é de vacinar 11.584 pessoas incluindo 3.242 trabalhadores da saúde.