O desfile cívico-militar, na manhã de terça-feira (15), pela avenida Antônio Trajano, desde o cruzamento com a avenida Capitão Olyntho Mancini até a praça Senador Ramez Tebet, foi o ponto alto das comemorações alusivas ao 95º aniversário de Três Lagoas.
Prestigiado pelas autoridades locais, regionais e do Estado e pela população, que lotou as calçadas da avenida e as imediações da praça, o desfile deste ano mostrou o potencial e “a pujança que Três Lagoas hoje possui, preparada que está para acompanhar todo o desenvolvimento empresarial que aqui já está implantado e que está em vias de se implantar”, conforme resumiu o governador André Puccinelli.
Ele chegou cedo à Cidade, participou da solenidade de hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal e assistiu a todo o desfile, no palanque das autoridades, ao lado da prefeita Márcia Moura e da ex-prefeita e pré-candidata a vice-governadora pelo PMDB, Simone Tebet.
Estavam também presentes, prestigiando o desfile de aniversário da Cidade: vice-governador Murilo Zauith; prefeitos Antônio Thiago (Brasilândia) e André Alves (Aparecida do Taboado); deputados Waldemir Moka (federal) e Akira Otsubo (estadual); secretária de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Dias; ex-secretário estadual de Obras, Edson Giroto; presidente da Câmara Municipal, Fernando Milan Amici e vereadores de Três Lagoas, Brasilândia e Santa Rita, secretários municipais; e comandantes do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental.
Como acontece todos os anos, o desfile foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Neste ano, em ritmo de Copa do Mundo, o tema central do desfile foi a “União entre os Povos”.
Aberto com a participação da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro, viaturas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, desfile contou com a participação das escolas municipais, estaduais e particulares, projetos sociais, escolinhas de futebol, grupos de capoeira e a participação das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Assistência Social, Obras e Saúde.
Chamou à atenção do público o potencial do Município, mostrado na avenida, não só nos projetos educacionais, esportivos e sociais, mas na frota de veículos e máquinas que atendem aos diversos setores da Administração Pública Municipal.
A comentar o desfile, a prefeita Márcia Moura declarou: “é uma festa linda, cheia de emoção! Muitas famílias nos prestigiam nesta data tão especial, vindo até a avenida assistir ao desfile. Parabéns a Três Lagoas com letras garrafais, com muita energia, qualidade de vida e novos empreendimentos para todos nós, que queremos uma Cidade, a cada dia melhor”, disse. “Todos olhamos para Três Lagoas, em qualquer cidade em que a gente esteja, e torcemos que cresça sempre mais e sua população seja feliz e partilhe de todo este desenvolvimento empresarial que está acontecendo”, observou o vice-governador Murilo Zauith.
EMPREGOS
Durante a construção da nova fábrica serão criados de 7 mil a 8 mil empregos.
Quando a unidade estiver em operação, prevista para meados de 2012, vai gerar 3 mil empregos diretos e indiretos. Segundo Lopes, a expectativa é de que a maioria desses cargos deverá ser ocupada pelas pessoas da região, o que trará melhoria de renda e emprego para toda a cidade.
Na Urna do Tempo, que marca para a posteridade o lançamento da pedra fundamental do empreendimento, foram colocados exemplares de jornais de circulação na Cidade, entre eles o Jornal do Povo, cédulas de dinheiro em circulação e um pergaminho com a assinatura e registro das principais autoridades presentes no evento.