Estão previstas para começar na próxima semana as inscrições para os cursos do Programa Juventude Cidadã, que irá qualificar mil jovens em Três Lagoas. Os cursos de qualificação profissional fazem parte do Projovem Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Após a conclusão do curso, o aluno receberá o certificado do Ministério do Trabalho e Emprego e 30% dos participantes terão a garantia de inserção no mercado de trabalho.Os cursos oferecidos pelo Projovem Trabalhador neste ano são: administração,comunicação e marketing, beleza e estética, alimentação, metal mecânica- na área de solda- telemarketing, turismo e hospitalidade e vestuário.
Cada curso tem duração de seis meses e poderá ser feito por pessoas de 18 a 29 anos. Entretanto, o jovem não poderá estar cursando faculdade e nem ter concluído o ensino superior. Além disso, a renda per capta da família precisa ser de um salário mínimo. “Preenchendo esses requisitos, basta que o aluno saiba ler e escrever para poder participar”, destacou.
Apesar do Projovem Urbano, destinado para quem não concluiu o ensino fundamental, encontrar dificuldade para preencher as vagas em Três Lagoas, a diretora acredita que o Projovem Trabalhador será diferente. “As inscrições ainda não foram abertas mas tivemos 100 pré-inscrições. No ano passado, conseguimos preencher todas as vagas. Esse curso é diferente porque as pessoas têm a expectativa do emprego”, frisou.
Mara informou que a definição dos cursos é feita através de pesquisas realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “As pessoas apontam quais são os cursos que gostariam de fazer, sem contar que é analisada também a demanda existente no mercado. Essas áreas, certamente, são as que vão ao encontro das empresas em Três Lagoas”, salientou.
A realização dos cursos de qualificação social e profissional será executada pelo Instituto Delta de Educação. A empresa foi contratada pelo valor de R$ 1.151.500,00.