O outono, em Três Lagoas, começa com chuva. Segundo informações da estação meteorológica da Uniderp, o acumulado do dia de ontem foi de 49,8 milímetros. O período chuvoso deve seguir até sábado, porém, com menor intensidade. A temperatura na região leste deve ficar entre 18ºC e 29ºC. O outono começou ontem e vai até 21 de junho, quando se iniciará o inverno.
Três Lagoas
Outono começa com chuva em Três Lagoas
A expectativa é de chuvas não significativas e mal distribuídas até pelo menos 15 de abril
De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho, nesta estação ocorrem mudanças rápidas de tempo, frequência de nevoeiros e possíveis geadas em vales das regiões do centro-sul de Mato Grosso do Sul. As temperaturas têm grande amplitude com calor durante o dia e noites mais frias. Por isso, as pessoas saem cedo usando casaco e no meio da manhã já estão com calor. À noite, a temperatura volta a cair.
O outono deve ter chuvas abaixo da média nas regiões produtoras do centro-sul. Para os próximos meses, não deve haver um corte abrupto da precipitação nessas áreas. A expectativa é de chuvas não significativas e mal distribuídas até pelo menos 15 de abril. Já na segunda quinzena de maio e junho, a previsão é de eventos de chuva mais isolada e esparsa.
As análises indicam que podem ficar até 10% abaixo das médias históricas representadas pelos municípios em suas regiões. A média histórica de Três Lagoas é de 215, a média de 180 e a mínima de 158 milímetros.
Já as temperaturas esperadas para este outono, em média, para cada mês do trimestre em Três Lagoas, é 23,9ºC em abril, 21,5ºC em maio e 19,7ºC em junho.
Em todas as regiões, deve persistir a umidade relativa máxima próxima dos 70% pela manhã. As mínimas devem cair acentuadamente à tarde e podem chegar, já em abril, aos valores críticos próximo aos 20%.
Por outro lado, a persistência de umidade baixa deve aumentar a presença de névoa seca, poeira e partículas em suspensão no ar. Em vista da frequência dos episódios críticos de umidade, as queimadas serão potencializadas. As regiões com maiores índices são a oeste e a norte.
A baixa ocorrência das chuvas em todas as regiões só será alterada com a passagem de frentes frias provenientes do sul do continente e, em alguns casos, acompanhadas de massas de ar frias, principalmente a partir do final do mês de abril. É o período com menor incidência de raios (descargas atmosféricas), mas persistem raios UV, em alguns casos, em nível elevado.