
Pais ou responsáveis por crianças, menores de cinco anos, que ainda não foram vacinadas contra a Paralisia Infantil ou contra o Sarampo, devem procurar as Unidades de Atenção Básica de Saúde (Postos dos Bairros) até a próxima sexta-feira, dia 28, seguindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, das 8h às 15h, horário de vacinação, para colocar em dia a Carteira de Vacina dos seus filhos.
Quanto à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, os dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, das 6.141 crianças, de 1 a menores de 5 anos, residentes no Município (meta do Ministério da Saúde para imunização contra o Sarampo), 4.256 já foram vacinadas, o que corresponde a 66,15 dessa previsão.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e contra a Poliomielite foi lançada pelo Ministério da Saúde em 31 de outubro último e as doses das respectivas vacinas começaram a chegar às Unidades de Atenção Básica de Saúde, na primeira semana de novembro.
As duas Campanhas tiveram os seus respectivos dias de Mobilização Nacional (Dia D), em 8 de novembro (Paralisia Infantil) e no último dia 22 (Sarampo).
O termômetro do desempenho da Campanha de Vacinação contra a Polio, que reflete a responsável participação e adesão dos pais ou responsáveis das crianças, é divulgado semanalmente pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, no canteiro central da Avenida Rosário Congro, em frente à antiga Estação Ferroviária, no Centro, onde foi afixado o “Zé Gotinha”, mascote da vacinação contra a Paralisia Infantil.